O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de
projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de
Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da
rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das
escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que
desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente
da licenciatura e de um professor da escola.
Objetivos do Programa
- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
- contribuir para a valorização do magistério;
- elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Como funciona?
Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas e privadas com e sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.
FONTE:CAPES
HISTÓRIA DO PIBID
A
crescente desvalorização da profissão docente tem preocupado diversos
países em todo o mundo. Numa visão a nível mundial, estudos tem mostrado
que na França existe um grande “mal estar” devido à complexidade da
formação profissional e do grande desprestígio da licenciatura. Em
Portugal, também se tem notado que a escola está deixando de ser o único
centro de saber e de ascensão de certas classes sociais e a queda pela
procura da profissão tem promovido a baixa seletividade desses
profissionais para atuarem em sala de aula.
Na
Argentina estudos corroboram com a ideia da degradação da formação
docente, uma vez que a baixa procura pela profissão também tem atraído
alunos com perfil de classe socioeconômica menos favorecida
comprometendo ainda mais a qualidade do ensino. Não obstante, percebe-se
que a realidade da educação no Brasil não se encontra muito distante
dos demais países do resto do globo.
Entretanto,
inúmeras estratégias tem sido desenvolvidas por diversos países no
intuito de valorizar a profissão docente, tais como melhores condições
salariais e incentivos na carreira docente para atrair professores. Cabe
destacar, nesse contexto, para o investimento na formação inicial nos
cursos da licenciatura, com a criação de Programas de Iniciação a
Docência.
Em se
tratando de nosso país, o Ministério da Educação em ação conjunta com a
Secretaria de Educação Superior da Fundação Coordenação e
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e do Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE, revolveu apoiar o Programa
de Iniciação a Docência que tem como objetivo de valorizar a docência
nas universidades de todo país e, sobretudo incentivar os estudantes das
licenciaturas para atuação do ensino básico. Vale salientar que tal
programa vem ganhando destaque e já em pouco tempo de atuação estudos
tem apontado para melhorias significativas no ensino publico no Brasil,
uma vez que são inúmeros os relatos apontados nas diversas áreas do
conhecimento comprovando tal melhoria.
O
PIBID tem demonstrado também, a sua importância na formação dos
estudantes das licenciaturas na medida em que vem reduzindo o fosso
existente entre a formação teórica e pratica na área de educação, já
que logo no inicio da graduação, os alunos entram em contato com a sala
de aula, além do mais tal iniciativa tem colaborado substancialmente com
a permanência desses alunos nos cursos de licenciatura e de sua
qualificação , no sentido de aprimorar o desenvolvimento da pesquisa nas
suas respectivas áreas de atuação.
Na
Bahia,essa realidade já pode ser constatada nos cursos de licenciatura
tanto nas universidades federais e estaduais como a: UFBA, UFRB, UESC,
UESB e UNEB. Para se ter uma ideia, desde a sua implementação, em 2010, o
Programa de Iniciação a Docência, segundo Santos e Santana (2011)¹, já
esta presente em 48 cursos de licenciatura, além de ofertar 1082
bolsas para todos os envolvidos. Sendo 905 bolsas para alunos, 118
bolsas para supervisores e 59 coordenadores do projeto que atuam nas
escolas parceiras em todo o estado.
O
Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo
da Bahia alocado na cidade de Amargosa atualmente possui diversos cursos
voltados para a área de educação. Como licenciatura em Pedagogia,
Filosofia, Educação Física e Letras, além das licenciaturas voltado
para a área das ciências exatas como Licenciatura em Matemática Física e
Química. No ano de 2010 cursos como Matemática, Pedagogia, Química e
Física foram contemplados com o PIBID.
Em se
tratando especificamente da área da licenciatura em Física e partindo da
compreensão de que o conhecimento de Física é fundamental para que o
indivíduo possa estar conectado com a sociedade que tem se tornado cada
vez mais aberta as inovações tecnológicas, exigindo do aluno a
interpretação e a compreensão dos fenômenos que lhe cerca. Cabe a
Física, nos espaços escolares, possibilitar o aluno a entender melhor
esse universo cada vez mais complexo. Contudo, na pratica, o município
de Amargosa não possui profissionais habilitados na área, além do que o
IDEB das escolas estaduais do referido município encontra-se muito
abaixo do esperado o que afeta diretamente o aprendizado da Física
nesses espaços.
Desse
modo, na medida em que PIBID tenta desenvolver ações para a melhoria do
ensino da Física nas escolas publicas de Amargosa, o mesmo tende a
privilegiar a aproximação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
com o ensino básico das escolas do munícipio de Amargosa.
O
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, no que diz
respeito ao seu caráter metodológico, é constituído de quatro fases. Na
primeira fase é realizado o diagnostico da escola e da sala de aula com
a finalidade de constatar as limitações existentes nos espaços
escolares, no segundo momento é realizado seminários internos, com o
objetivo de socializar os diagnósticos desenvolvidos nas escolas, no
terceiro momento é realizado grupos de estudos e, através de
discussões, essa etapa tem como meta criar estratégias para a
intervenção em sala de aula e por fim é realizado o processo da
colaboração pedagógica onde os alunos intervém diretamente nas escolas
com a colaboração de professores coordenadores e supervisores.
Atualmente
o PIBID situa-se na etapa de colaboração pedagógica, onde os estudantes
de licenciatura em Física da UFRB tem colaborado ativamente com o
processo de ensino e aprendizagem da sub- área de Física, através de
atividades de baixo custo, produzida na própria universidade, com
recursos do programa, através de apresentação em feiras escolares do
município, apresentações de experimentos no intervalo, apresentação de
oficinas voltados para os diversos temas ligado a Física como mecânica,
eletromagnetismo, ótica dentre outros. Nesse sentido tem-se percebido
avanços qualitativos e uma grande melhoria nas aulas de Física com a
realização do programa nas escolas do município.
FONTE: A pesquisa na iniciação a docência: um
estudo sobre o PIBID na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB.
De autoria de Fabio Josué Souza dos Santos e Maiane Santos da Silva
Santana
0 comentários :
Postar um comentário