30/10/2017
Experimentos para estudantes do 1º ano
CEMIMG
PROFESSORA:
Eliane Tosta
DISCIPLINA:
Química
SÉRIE:
1º ano
BOLSISTA
ID: Mônica dos Santos Menezes
DISCENTE:______________________________________________
ALGUNS EXPERIMENTOS DE QUÍMICA PARA UMA ATIVIDADE LÚDICA EM SALA DE AULA
ÁGUA
MOLE E ÁGUA DURA
A atividade experimental a seguir visa ajudar os alunos a
observarem o efeito da água dura sobre a ação dos sabões.
Materiais e reagentes:
- Sal
amargo ou sal de Epsom (é encontrado em farmácias e supermercados);
- 500
mL de água destilada (você pode encontrar em farmácias, drogarias ou em
supermercados, na seção de acessórios para automóveis, porque a água para
as baterias dos carros é água destilada);
- 2
garrafas de refrigerante (PET) de 2 L com tampa;
- Detergente
líquido de lavar louças.
Procedimento Experimental:
- Coloque
250 mL de água destilada em cada uma das garrafas;
- Acrescente
1 colher de chá de sal de Epsom em uma das garrafas, feche e agite para
que o sal misture bem;
- Acrescente
várias gotas do detergente em ambas as garrafas, agite bem as duas e
observe o que ocorre.
Resultados e Discussão:
O sal de Epsom é, na verdade, de sulfato de magnésio, MgSO4,
que contém o cátion magnésio. Isso significa que quando acrescentamos esse sal
na água, ela fica dura. A água mole é a sem esse sal.
Depois da agitação com o detergente, observa-se que no caso
da água mole, forma-se bastante espuma, enquanto na água dura formam-se poucas
espumas.
As bolhas são formadas quando o ar é aprisionado no momento
da agitação por uma película do líquido. Mesmo na água pura, se a agitarmos,
observaremos a formação de bolhas, mas elas serão rompidas rapidamente. Assim
sendo, o detergente tem o papel de manter as moléculas de água no seu devido
lugar dentro dessa película. Portanto, no caso da água dura, o sal de Epsom interferiu
na ação do detergente.
De forma genérica, essa reação pode ser representada por:
2 R ─ COONa(s) + Mg2+(aq) → (R
─ COO)2Mg(ppt) + 2 Na+(aq)
sabão cátion sal de cálcio cátion
(sal de sódio) cálcio precipitado sódio
sabão cátion sal de cálcio cátion
(sal de sódio) cálcio precipitado sódio
O professor poderá solicitar aos alunos que relatem os
fatores associados aos fenômenos observados nesse experimento e respondam a
perguntas, tais como:
- A
água de sua casa é mole ou dura?
- Que
problemas poderia enfrentar uma lavanderia que fica numa região de solo
rico em calcário?
- Como
você classifica a água de uma região em que são depositadas crostas
brancas nas banheiras e vasilhas de ferver água?
O professor pode também pedir para que os alunos pesquisem
sobre as propriedades do carbonato de cálcio e como essas crostas formadas
podem ser eliminadas.
EXPERIMENTO
SOBRE DENSIDADES COM BOLINHAS DE NAFTALINA
Neste experimento sobre densidade, vamos
mostrar como essa grandeza pode ser alterada quando misturamos um material com
outras substâncias. Entre os materiais que usaremos aqui estão aquelas bolinhas
de naftalina que são geralmente utilizadas em guarda-roupas para combater
traças e suas larvas que causam estragos em roupas de fibras naturais, tais
como lã e algodão.
A naftalina tem a capacidade de sofrer sublimação, isto é,
passar diretamente do estado sólido para o gasoso. Assim, são os vapores
liberados que matam as traças e suas larvas.Esses vapores são tóxicos e
podem causar danos à saúde. Por isso, ao manipular bolinhas de naftalina, não
as toque com as mãos e não as cheire, fechando rapidamente a sua embalagem.
Os outros materiais necessários para a realização do
experimento sobre densidade com bolinha de naftalina são:
- Um
frasco transparente (de preferência, um bem estreito e comprido). Se tiver
acesso a vidrarias de laboratório, uma proveta pode ser utilizada. Mas se
não conseguir, pode usar um frasco plástico de xampu ou uma garrafa PET;
- Água;
- Vinagre;
- Bicarbonato
de sódio;
- Colher.
Primeiro adicione um pouco de vinagre, cerca de 1/5 do
volume do recipiente que você vai usar. Depois adicione água de modo a quase
completar o volume (deixe sobrar uns quatro dedos). Adicione uma colher de
bicarbonato de sódio e, por último, coloque algumas bolinhas de naftalina.
Você verá que as bolinhas de naftalina inicialmente ficarão
no fundo do recipiente, mas depois realizarão um movimento de sobe e desce. É
por isso que essa experiência é muitas vezes chamada de “elevador de
naftalinas”.
Esquema de experimento com bolinhas de naftalina sobre densidade
A explicação para esse fenômeno é a mesma do experimento “sobe
e desce das uvas-passas”. As bolinhas de naftalina são mais densas e, por
isso, afundam. Mas o gás carbônico, que se adere a elas, diminui sua densidade,
por isso elas sobem. Ao chegar à superfície, o gás é liberado e a bolinha volta
a descer.
Mas de onde veio o dióxido de carbono (CO2)? Ele
veio da reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio. O vinagre é
uma solução aquosa de ácido acético (H3C-COOH), e o bicarbonato de
sódio é o sal hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio, cuja
fórmula química é NaHCO3. Essas duas substâncias reagem em uma reação
de dupla troca, conforme você pode ver a seguir:
NaHCO3(aq) + H3COOH(aq) →
H3COONa(aq) + CO2(g) +
H2O(aq)
Na+(aq) + HCO3-(aq) +
H+(aq) + H3COO-(aq) →
Na+(aq) + H3COO-(aq) + CO2(g) +
H2O(l)
HCO3-(aq) + H+(aq) → CO2(g) + H2O(?)
HCO3-(aq) + H+(aq) → CO2(g) + H2O(?)
Veja que um dos produtos formados é o gás carbônico, que
faz as bolinhas de naftalina subirem.
SITES PESQUISADOS:
http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/Agua-mole-Agua-dura.htm
http://manualdaquimica.uol.com.br/experimentos-quimica/experimento-sobre-densidade-com-bolinhas-naftalina.htm
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Quarta-feira, 24 de abril de 2013
ROTEIRO SOBRE DENSIDADE
Este roteiro foi apresentado aos estudantes do 9° ano no dia 22 de abril de 2013. Segue o anexo abaixo:
Link para Download
Sexta-feira, 19 de julho de 2013
ROTEIRO SOBRE PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Link para Download
Por Quelli Larissa.
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