Lista de Exercícios - Química 1º ano
COLÉGIO
ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA:
QUÍMICA
PROFESSORA:
ELIANE TOSTA
BOLSISTA:
MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA:
1º ANO
ESTUDANTE:
____________________________________________
ESTADO
DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA
1- A tabela a seguir traz os
pontos de fusão e de ebulição, em ºC, sob pressão de 1 atm, de alguns
materiais. Com base nas informações da tabela responda às questões:
SUBSTÂNCIA
|
FUSÃO/ºC
|
EBULIÇÃO/ºC
|
Oxigênio
|
-218,4
|
-183,0
|
Amônia
|
-77,7
|
-33,4
|
Metanol
|
-97,0
|
64,7
|
Acetona
|
-94,6
|
56,5
|
Mercúrio
|
-38,87
|
356,9
|
Alumínio
|
660,0
|
2056,0
|
a) Indique o estado de
agregação de cada substância da tabela, considerando que ela esteja em um
ambiente a 25 ºC e a1 atm.
b) Que materiais são
encontrados no estado de agregação sólido a -100 ºC?
c) Que materiais são
encontrados no estado de agregação líquido a 60 ºC?
d) Que materiais são
encontrados no estado de agregação vapor a 2500 ºC?
e) Que materiais são
encontrados no estado de agregação gasoso a 20 ºC?
2-(Univale – SC) O café
solúvel é obtido a partir do café comum dissolvido em água. A solução é
co ngelada e, a seguir, diminui-se bruscamente a pressão. Com isso, a água em
estado sólido passa direta e rapidamente para o estado gasoso sendo eliminada
do sistema por sucção. Com a remoção da água do sistema, por esse meio, resta o
café em pó e seco. Nesse processo foram envolvidas as seguintes mudanças de
estado físico:
a) solidificação e
condensação.
b) solidificação e sublimação.
c) congelação e condensação
d) congelação e gaseificação.
e) solidificação e evaporação.
3 – (Facimpa MG) Observe:
I. Uma pedra de naftalina
deixada no armário.
II. Uma vasilha com água
deixada no freezer.
III. Uma vasilha com água
deixada no fogo.
IV. O derretimento de pedaço
de chumbo quando aquecido.
Nesses fatos estão
relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
a) I. Sublimação; II.
Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II. Sublimação;
III. Evaporação; IV. Solidificação.
c) I. Fusão; II. Sublimação;
III. Evaporação; IV. Solidificação.
d) I. Evaporação; II.
Solidificação. III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Evaporação; II.
Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.
4 – (Vunesp – SP) Qual o
estado físico (sólido, líquido ou gasoso) dos materiais da tabela abaixo quando
eles se encontram no deserto da Arábia, à temperatura de 50 ºC e pressão de 1
atm?
Material
|
Fusão/ºC
|
Ebulição/ºC
|
Clorofórmio
|
- 63
|
61
|
Éter etílico
|
-116
|
34
|
Etanol
|
-117
|
78
|
Fenol
|
41
|
182
|
Pentano
|
-130
|
36
|
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COLÉGIO
ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA:
QUÍMICA
PROFESSORA:
ELIANE TOSTA
BOLSISTA:
MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA:
1º ANO
ESTUDANTE:
____________________________________________
SUBSTÂNCIAS
E MISTURAS
1 – (Ufes) Qual a alternativa
em que só aparecem misturas?
a) Grafite leite, água
oxigenada, fósforo vermelho.
b) Ferro, enxofre, mercúrio, ácido
muriático (clorídrico).
c) Areia, açúcar, granito,
metanol.
d) Vinagre, álcool absoluto,
água do mar, gás amoníaco.
e) Ar, granito, vinagre, água
sanitária.
2 – ( 2-(UFMG) Com relação ao
número de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos ou
heterogêneos. As alternativas correlacionam adequadamente o sistema e sua
classificação, exceto:
a) água de coco/heterogêneo.
b) laranjada/heterogêneo.
c) leite/homogêneo.
d) poeira no ar/heterogêneo.
e) água do mar filtrada/ homogêneo.
3 – (UPM – SP) Um sistema
constituído por três cubos de gelo a água líquida é:
a) monofásico.
b) tetrafásico.
c) pentafásico.
d) bifásico.
e) trifásico.
4 4- 4 - (EEM – SP) “Uma única
substância (substância pura) sempre constituirá um sistema monofásico. ”
Justifique se a afirmação é sempre correta.
5 – (Vunesp – SP) O rótulo de
uma garrafa de água mineral está reproduzido a seguir:
Composição química provável
|
||||
|
Com base nessas informações,
podemos classificar a água mineral como:
a) substancia pura.
b) substancia simples.
c) mistura heterogênea.
d) mistura homogênea.
e) suspensão coloidal.
6 – (UPM – SP) É
característica de substância pura:
a) ser solúvel em água.
b) ter constante física.
c) ter ponto de fusão e ponto
de ebulição variáveis.
d) sofrer combustão.
e) ser sólida à temperatura
ambiente.
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COLÉGIO
ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA:
QUÍMICA
PROFESSORA:
ELIANE TOSTA
BOLSISTA:
MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA:
1º ANO
ESTUDANTE:
____________________________________________
SEPARAÇÃO
DE MISTURAS
1 –( 1-(Fuvest – SP) Para a
separação das misturas gasolina-água e nitrogênio-oxigeno, os processos mais
adequados são, respectivamente:
a) decantação e liquefação.
b) sedimentação destilação.
c) filtração e sublimação.
d) destilação e condensação.
e) decantação e evaporação.
2 – ( 2-(Mackenzie – SP)
Necessitou-se retirar o conteúdo do tanque de combustível de carro. Para isso,
fez-se sucção com um pedaço de mangueira introduzido no tanque, deixando-se
escorrer o líquido para um recipiente colocado no chão. Esse processo é chamado
de:
a) decantação
b) filtração
c) sifonação
d) centrifugação
e) destilação
3 – ( 3-(Osec – SP) Um dos estados
brasileiros produtores de cloreto de sódio é o Rio Grande do Norte. Nas
salinas, o processo físico-químico que separa a água do sal é:
a) filtração
b) sublimação
c) peneiração
d) evaporação
e) abulição
4 4– (UFRGS – RS) Qual dos
métodos de separação seguintes se baseia na diferença de densidades?
a) decantação
b) destilação fracionada
c) peneiração
d) cristalização
e) sublimação
5 5- (Esef Jundiaí –SP) O papel
de filtro pode ser utilizado para separar os componentes do sistema:
a) homogêneo, gás/gás
b) heterogêneo,
líquido/líquido
c) homogêneo, sólido/líquido
d) heterogêneo, sólido/líquido
e) homogêneo, sólido/sólido
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ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA:
QUÍMICA
PROFESSORA:
ELIANE TOSTA
BOLSISTA:
MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA:
1º ANO
ESTUDANTE:
____________________________________________
MUDANÇA
DE ESTADO FÍSICO
1) Dê a
denominação de cada mudança de estado descrita abaixo:
a) Secar a roupa no
varal
b) Transformar suco de limão em sorvete
c) “Derreter” o ferro em fornos de altíssima temperatura (altos fornos)
d) Formação de gotículas de água do lado de fora de um copo com água gelada.
e) Diminuição das bolinhas de naftalina no armário.
f) Espirrar água sobre uma panela vazia que está sendo aquecida há algum tempo.
g) Água fervendo.
b) Transformar suco de limão em sorvete
c) “Derreter” o ferro em fornos de altíssima temperatura (altos fornos)
d) Formação de gotículas de água do lado de fora de um copo com água gelada.
e) Diminuição das bolinhas de naftalina no armário.
f) Espirrar água sobre uma panela vazia que está sendo aquecida há algum tempo.
g) Água fervendo.
2) O gelo-seco é o gás carbônico no estado Sólido. Ele é usado em
extintores e em shows pra dar os efeitos de neblina. Que mudança de estado
sofre o gelo?
3) Colocando-se água bem
gelada num copo de vidro, em pouco tempo ele fica molhado por fora, devido à
formação de minúsculas gotas de água. Para explicar esse fenômeno,
propuseram-se as duas hipóteses seguintes:
a) Se aparece água do lado de
fora do copo, é porque o vidro não é totalmente impermeável. As moléculas de
água, atravessando lentamente as paredes do vidro, vão formando minúsculas
gotas.
b) Se aparece água do lado de
fora do copo, deve haver vapor de água no ar. O vapor de água, entrando em
contato com as paredes frias do copo, condensa-se em minúsculas gotas.
Qual hipótese explica o
fenômeno? Justifique.
4) O período de seca é caracterizado pela ausência de chuvas, por isso, também conhecido como estiagem. Em algumas regiões, como no Centro-Oeste do Brasil, por exemplo, este período é bem notório, pois afeta a saúde dos moradores. Dentre as principais queixas está a dificuldade de respirar e, em alguns casos, ocorre até sangramento nas narinas. Uma solução caseira para amenizar o problema seria espalhar pelos cômodos da casa recipientes abertos contendo água. O que acontece com essa água e porque o método se torna eficaz neste caso?
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Fermento para pães
COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
a) Quais são os vocativos presentes nesta estrofe?
b) Em que posição se encontram no verso?
c) Qual foi a pontuação usada para separar os vocativos?
4) O período de seca é caracterizado pela ausência de chuvas, por isso, também conhecido como estiagem. Em algumas regiões, como no Centro-Oeste do Brasil, por exemplo, este período é bem notório, pois afeta a saúde dos moradores. Dentre as principais queixas está a dificuldade de respirar e, em alguns casos, ocorre até sangramento nas narinas. Uma solução caseira para amenizar o problema seria espalhar pelos cômodos da casa recipientes abertos contendo água. O que acontece com essa água e porque o método se torna eficaz neste caso?
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COLÉGIO
ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA:
QUÍMICA
PROFESSORA:
ELIANE TOSTA
BOLSISTA:
MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA:
1º ANO
ESTUDANTE:
____________________________________________
Exercícios – Reações Químicas
1.(FURRN) No filme fotográfico, quando
exposto à luz, ocorre a reação:
2 AgBr →2 Ag + Br2
Essa reação pode ser classificada como:
a) pirólise.
b) eletrólise.
c) fotólise.
d) síntese.
e) simples troca.
2.O hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3) é utilizado em fármacos denominados antiácidos que
ajudam a diminuir a acidez estomacal causada pelo excesso de ácido clorídrico
(HCl). Qual das alternativas a seguir indica corretamente a reação que ocorre
entre esses dois compostos?
a) NaHCO3 + HCl →
NaCl + CO2 + H2O
b) NaHCO3 + HCl → NaH2CO3 + Cl2
c) NaHCO3 + HCl → NaH2CClO3
d) NaHCO3 + HCl →
NaCl +H2CO3
e) NaHCO3 + HCl →
NaCClO2+ H2O
3.(Mackenzie-SP)
I) P2O5 + 3 H2O → 2 H3PO4
II) 2 KClO3 → 2 KCl + 3
O2
III) 3 CuSO4 +
2 Al → Al2(SO4)3 + 3 Cu
As equações I, II e III representam,
respectivamente, reações de:
a) síntese, análise e simples troca.
b) análise, síntese e simples troca.
c) simples troca, análise e análise.
d) síntese, simples troca e dupla troca.
e) dupla troca, simples troca e dupla
troca.
4.Classifique as reações inorgânicas a
seguir:
1- NH4Cl → NH3 + HCl
2- N2 + 3 H2 → 2 NH3
3- 2 HNO3 + Ca(OH)2 → 2 Ca(NO3)2 + 2 H2O
4- 2 KI + Cl → 2 KCl + I2
5- 2 NO2 → N2O4
a) análise, síntese, dupla troca,
simples troca, análise.
b) análise, síntese, dupla troca,
simples troca, síntese.
c) síntese, análise, dupla troca,
simples troca, análise.
d) simples troca, síntese, dupla troca,
simples troca, decomposição.
e) simples troca, síntese, dupla troca,
simples troca, síntese.
5.O fermento de pão pode ser obtido
através da seguinte reação química:
CO2 + NaCl + NH3 + H2O → NaHCO3 + NH4Cl
Reagentes para a obtenção do fermento
(NaHCO3): gás carbônico (CO2), cloreto de
sódio (NaCl), amônia (NH3) e água (H2O).
Fermento para pães
A equação acima demonstra a formação dos
produtos:
a) carbonato de sódio e cloreto de
amônio
b) bicarbonato de sódio hidrogenado e
cloreto de amônio
c) bicarbonato de sódio e cloreto de
amônio
d) tricarbonato de sódio e cloreto de
amônio
6. O chumbo (Pb) é capaz de reagir com
óxido de chumbo (PbO2) e com ácido sulfúrico (H2SO4) para produzir sulfato de
chumbo (PbSO4) e água (H2O). Esta mistura de componentes f az parte das reações
que ocorrem no interior de baterias de automóveis, como por exemplo, no momento
de descarga (perda de energia armazenada).
Assinale a alternativa que apresenta a
equação balanceada corretamente para esta reação:
a) Pb + PbO2 +
H2SO4 → 2 PbSO4 + 2 H2O
b) Pb + PbO2 + 2 H2SO4 → 2 PbSO4 + 2 H2O
c) Pb + PbO2 + 2 H2SO4 → PbSO4 + 2 H2O
d) Pb + PbO2 + H2SO4 → PbSO4 + H2O
b) Pb + PbO2 + 2 H2SO4 → 2 PbSO4 + 2 H2O
c) Pb + PbO2 + 2 H2SO4 → PbSO4 + 2 H2O
d) Pb + PbO2 + H2SO4 → PbSO4 + H2O
7.O
consumo de ácido sulfúrico pode ser utilizado como um indicador do
desenvolvimento de um país. Industrialmente, esse ácido pode ser obtido a
partir da pirita de ferro, que consiste basicamente em sulfeto ferroso (FeS).
Classifique as equações de obtenção industrial do ácido sulfúrico mostradas a
seguir:
I.FeS
+ O2→ Fe + SO2
II. 2 SO2+ 2 O2→ 2 SO3
III. SO3 + H2O → H2SO4
II. 2 SO2+ 2 O2→ 2 SO3
III. SO3 + H2O → H2SO4
a) Dupla
troca, síntese, síntese.
b) Dupla troca, análise, análise.
c) Síntese, simples troca, dupla troca.
d) Simples troca, análise, análise.
e) Simples troca, síntese, síntese.
b) Dupla troca, análise, análise.
c) Síntese, simples troca, dupla troca.
d) Simples troca, análise, análise.
e) Simples troca, síntese, síntese.
8.Fazendo-se
a classificação das reações abaixo:
(I) CuSO4 +
2NaOH → Cu(OH)2 + Na2SO4
(II) Cu(OH)2 → CuO + H2O
(III) Zn + 2AgNBaCO3 → 2Ag + Zn(NBaCO3)2
(IV) NH3 + HCl → NH4Cl
(II) Cu(OH)2 → CuO + H2O
(III) Zn + 2AgNBaCO3 → 2Ag + Zn(NBaCO3)2
(IV) NH3 + HCl → NH4Cl
A ordem
correta é:
a)
Decomposição, simples troca, dupla troca, adição.
b) Dupla troca, adição, simples troca, análise.
c) Dupla troca, análise, deslocamento, síntese.
d) Deslocamento, análise, dupla troca, adição.
e) Dupla troca, decomposição, síntese, simples troca.
b) Dupla troca, adição, simples troca, análise.
c) Dupla troca, análise, deslocamento, síntese.
d) Deslocamento, análise, dupla troca, adição.
e) Dupla troca, decomposição, síntese, simples troca.
9. (UFRGS
RS) Dentre as reações abaixo, a única que não produz um sal é:
a) óxido ácido + óxido básico
b) ácido + hidróxido
c) óxido ácido + água
d) óxido básico + ácido
e) óxido ácido + hidróxido
10. (UFPARA)
- Dadas as reações químicas:
a. NH3(g) + HCl(g) ---> NH4Cl(l)
b. 2H2O2(aq) ---> 2H2O(l) + O2(g)
c. NaOH(aq) + HCl(aq) ---> NaCl(aq) + H2O(l)
d. Zn(s) + H2SO4(aq) ---> ZnSO4(aq) + H2(g)
e. CaO(s) + H2O(l) ---> Ca(OH)2(aq)
associe-as corretamente com as afirmativas abaixo
( ) reação de simples troca
( ) reação de síntese, tendo como produto um sal
( ) reação de síntese, tendo como produto uma base
( ) reação de análise
( ) reação de dupla troca
a sequência correta encontrada de cima para baixo
nos parênteses é
(A) d, a, e, b, c
(B) a, e, b, d, c
(C) d, a, e, c, b
(D) c, b, e, a, d
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CEMIMG
PIBID – IF
Baiano
DISCIPLINA:
Química
TURMA: 1º
ano
PROFESSORA:
Eliane Tosta
BOLSISTA:
Mônica dos Santos Menezes
ESTUDANTE:
______________________________________________
EXERCÍCIOS – COMPOSTOS ORGÂNICOS
1.
(Esal-MG) Uma solução aquosa de H3PO4
é ácida devido à presença de:
a) água
b) hidrogênio
c) fósforo
d) hidrônio
e) fosfato
2.
(UPM – SP) Certo informe publicitário alerta
para o fato de que, se o indivíduo tem azia ou pirose com grande frequência,
deve procurar um médico, pois pode estar ocorrendo refluxo gastroesofático,
isto é, o retorno do conteúdo ácido do estômago. A fórmula e o nome do ácido
que, nesses casos provoca a queimação no estomago, a rouquidão e mesmo dor
torácica são:
a)
HCl e ácido clórico.
b)
HClO2 e ácido cloroso.
c)
HClO3 e o ácido clorídrico.
d)
HClO e ácido clórico.
e)
HCl e o ácido clorídrico.
3.
(UFPB) Os ácidos são substâncias químicas sempre
presentes no cotidiano das pessoas. Por exemplo, durante a amamentação, era
comum usar água boricada (solução aquosa de ácido
bórico) para fazer a assepsia do seio da mãe; para limpezas mais fortes na
casa, emprega-se ácido muriático (solução aquosa de ácido clorídrico); nos refrigerantes, encontram-se o ácido carbônico; e, no ovo podre, o mau
cheiro é devido à presença do ácido sulfídrico. Esses ácidos podem ser
representados, respectivamente, pelas seguintes fórmulas moleculares:
a)
H3BO3, HCl, H2CO2
e H2SO4
b)
H2BO3, HCl, H2CO3
e H2S
c)
H3BO3, HClO3, H2SO3
e H2CO2
d)
H2BO3, HClO4, H2S
e H2CO3
e)
H3BO3, HCl, H2CO3
e H2S
4.
(UFRGS-RS) Os episódios vulcânicos estão
associados à emissão de vário gases na atmosfera, são importantes para o estudo
das mudanças climáticas e são fontes térmicas potencialmente favoráveis aos
ecossistemas do planeta. Em relação a esse tema, são feitas as seguintes
afirmações:
I.
O vapor emanado dos gêiseres é aproveitado
economicamente na geração de eletricidade, sendo transportado por tubulações
até centrais termelétricas para acionar as turbinas.
II.
Uma erupção como a do vulcão Pinatubo, ocorrido
em 1991 nas Filipinas, lança na atmosfera teores extremamente altos de dióxido
de enxofre, SO2, o qual, ao reagir com o vapor de água, se
transforma em ácido sulfúrico para, então, formar uma camada de aerossóis que
interceptam a luz solar, diminuindo a aerossóis que interceptam a luz solar,
diminuindo a temperatura da superfície terrestre.
III.
A quantidade de dióxido de carbono, CO2,
principalmente gás do efeito estufa, emitido anualmente por erupções vulcânicas
é bem maior do que se adiciona à atmosfera pelas atividades industriais no mesmo
período.
Qual(is)
está(ão) correta(s)?
a)
Apenas I
b)
Apenas II
c)
Apenas III
d)
Apenas I e II
e)
Apenas II e III
5.
(UEPG-PR) Com relação às propriedades das bases
de Arrhenius, é incorreto afirmar:
a)
O hidróxido de amônio é uma base não metálica,
bastante solúvel em água.
b)
Metais alcalinos formam monobases com alto grau
de dissociação.
c)
As bases formadas pelos metais alcalinoterrosos
são fracas, pois são moleculares por sua própria natureza.
d)
Os hidróxidos dos metais alcalinoterrosos são
pouco solúveis em água.
e)
Uma base é tanto mais forte quanto maior for seu
grau de ionização.
6.
(Vunesp – SP) Sabe-se que a chuva ácida é
formada pela dissolução na água da chuva de óxido ácidos presentes na
atmosfera. Entre os pares de óxidos relacionados, qual é constituído apenas por
óxidos que provocam a chuva ácida?
a)
NA2O
b)
CO2 e MgO
c)
CO2 e SO3
d)
CO e N2O
e)
CO e NO
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CEMIMG
PROFESSORA: Eliane Tosta
DISCIPLINA: Química
SÉRIE: 1º ano
BOLSISTA ID: Mônica dos Santos Menezes
DISCENTE: _______________________________________________
EXERCÍCIOS – FUNÇÕES INORGÂNICAS
1. (UEMA-2015) O NO2 e o SO2 são
gases causadores de poluição atmosférica que, dentre os danos provocados,
resulta na formação da chuva ácida quando esses gases reagem com as partículas
de água presentes nas nuvens, produzindo HNO3 e H2SO4.
Esses compostos, ao serem
carregados pela precipitação atmosférica, geram transtornos, tais como
contaminação da água potável, corrosão de veículos, de monumentos históricos
etc.
Os compostos inorgânicos citados
no texto correspondem, respectivamente, às funções:
a) sais e óxidos
b) bases e sais
c) ácidos e bases
d) bases e óxidos
e) óxidos e ácidos
b) bases e sais
c) ácidos e bases
d) bases e óxidos
e) óxidos e ácidos
2. (UNEMAT-2012) Fazemos uso de
vários produtos químicos no nosso cotidiano, como por exemplo, leite de
magnésio, vinagre, calcário e soda cáustica.
É correto afirmar que estas
substâncias citadas pertencem, respectivamente, às funções químicas:
a) ácido, base, sal e base
b) base, sal, ácido e base
c) base, ácido, sal e base
d) ácido, base, base e sal
e) sal, ácido, sal e base
b) base, sal, ácido e base
c) base, ácido, sal e base
d) ácido, base, base e sal
e) sal, ácido, sal e base
3. (UDESC-2008) Com relação ao
ácido clorídrico, pode-se afirmar que:
a) quando está em solução aquosa
permite a passagem de corrente elétrica
b) é um diácido
c) é um ácido fraco
d) possui baixo grau de ionização
e) é uma substância iônica
b) é um diácido
c) é um ácido fraco
d) possui baixo grau de ionização
e) é uma substância iônica
4. (ENEM) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a
poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o
dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos
quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em
regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).
Um
dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais.
Considere as seguintes obras:
I – monumento Itamarati – Brasília (mármore).
II – esculturas do Aleijadinho MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio).
III – grades de ferro ou alumínio de edifícios.
II – esculturas do Aleijadinho MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio).
III – grades de ferro ou alumínio de edifícios.
A
ação da chuva ácida pode acontecer em:
a. I, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.
5. (UFPA) Considerando a equação
química:
Cl2O7 + 2 NaOH → 2 NaClO4 +
H2O
os reagentes e produtos
pertencem, respectivamente, às funções:
a) óxido, base, sal e óxido.
b) sal, base, sal e hidreto.
c) ácido, sal, óxido e hidreto.
d) óxido, base, óxido e hidreto.
e) base, ácido, óxido e óxido.
6. (Cefet-PR)
Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares. Assim temos,
por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva
(CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a
cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às
funções:
a) ácido, base, óxido, ácido.
b) sal, sal, base, ácido.
c) ácido, base, base, sal.
d) sal, óxido, base, ácido.
e) ácido, base, sal, óxido.
7. Faça a associação correta entre as
colunas abaixo:
I.
NaOH,
Ca(OH)2, NH4OH
( ) ácidos
II.
NaCℓ,
KNO3, Na2S
( ) bases
III.
HCℓ, H2SO4,
HNO3 (
) sais
IV.
CO, Al2O3,
Pb3O4 (
) óxidos
8. Relacione as
fórmulas dos compostos inorgânicos com os seus respectivos nomes:
Coluna I:
a) Ácido sulfuroso
b) Óxido de magnésio c) Hipoclorito de sódio d) Dióxido de manganês e) Hidróxido de alumínio f) Óxido de alumínio g) Sulfito de cobre (II) |
Coluna II:
I.
MgO.
II.
CuSO3.
III.
Al(OH)3.
IV.
H2SO3.
V.
MnO2.
VI.
NaClO.
VII.
Al2O3.
|
9. A experiência a seguir é largamente utilizada para
diferenciar soluções eletrolíticas de soluções não eletrolíticas. O teste está
baseado na condutividade elétrica e tem como consequência o acendimento da
lâmpada.
A lâmpada acenderá quando no recipiente estiver presente a
seguinte solução:
a) O2(g)
b) H2O(g)
c) HCℓ(aq)
d) C6H12O6(aq)
b) H2O(g)
c) HCℓ(aq)
d) C6H12O6(aq)
FONTE DE PESQUISA:
https://www.todamateria.com.br/funcoes-inorganicas/
http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-funcoes-inorganicas.htm#resp-6
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Lista de Exercício - Matemática 9º
COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 9º ANO
ESTUDANTE:
____________________________________________
Exercícios
1) Dados os conjuntos A = { 5,6,7,8,9,10} e o conjunto B = {
10,20,27,32,37,42,47,50} e a função h: A -> B definida pela lei de formação
h(x) = 3x – 3. Diante desses dados, encontre o conjunto Im (h).
2) Sejam A = { -1,1,3,5} e B = {0,1,2,3,4,5,6}. Para a função
f: A-> B, definida por f(x) = x+1, determine:
a) Conjunto dos pares ordenados de f;
b) Diagrama de f;
c) Domínio de f;
d) Contradomínio de f;
e) Conjunto imagem de f.
a) Conjunto dos pares ordenados de f;
b) Diagrama de f;
c) Domínio de f;
d) Contradomínio de f;
e) Conjunto imagem de f.
3) Dada a função f(x) = 3x + 1, calcule:
a) f(9) – f(1)
b) f(4) – f(-2)
c) f(-5) + f(3)
d) f(2) + f(6)
e) f(10) + f (3)
a) f(9) – f(1)
b) f(4) – f(-2)
c) f(-5) + f(3)
d) f(2) + f(6)
e) f(10) + f (3)
4) Identifique
os coeficientes de cada equação e diga se ela é completa ou não:
a)
5x2 - 3x - 2 = 0
b)
3x2 + 55 = 0
c)
x2 - 6x = 0
d)
x2 - 10x + 25 = 0
5)
Achar as raízes das equações:
a)
x2 - x - 20 = 0
b)
x2 - 3x -4 = 0
c)
x2 - 8x + 7 = 0
6)
O número -3 é a raíz da equação x2 - 7x - 2c = 0. Nessas
condições, determine o valor do coeficiente c:
7) Resolva a
inequação do 2° grau (3x
– 1)(x + 1) ≥ 0.
8) Resolva a inequação (x + 4)(x – 4) < 0
9) O conjunto solução da inequação (x – 2)² < 2x – 1,
considerando como universo o conjunto dos reais, está definido por:
a) 1 < x < 5
b) 3 < x < 5
c) 2 < x < 4
d) 1 < x < 4
e) 2 < x < 5
b) 3 < x < 5
c) 2 < x < 4
d) 1 < x < 4
e) 2 < x < 5
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DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 9º ANO
ESTUDANTE:
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Exercícios
1) (MACK – 2006) A fração
é igual a:
a) 1
b) – 11
6
6
c) 2
d) – 5
2
2
e) 7
4
4
2) (FUVEST -SP 2012) O valor de (0,2)3 + (0,16)2 é:
a) 0,0264
b)0,0336
c)0,1056
d)0,2568
e)0,6256
3) Encontre a solução da expressão numérica
[42 + ( 5 – 3)2] : ( 9 – 7)2.
4) Escreva simplificadamente::
a)
b)
c)
5) Efetue as operações, escrevendo de forma mais simplificada:
d)
e)
6) Racionalize os denominadores:
f)
g)
h)
i)
j)
Lista de Exercício - Português 9º ano
COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 9º ANO
ESTUDANTE:
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Exercícios
1) Identifique o Aposto e o Vocativo nas Frases
Abaixo:
a)
Chegou a hora da verdade, amigos.
b)
Cuidado com o carro, seus loucos!
c)
O senador foi à festa com a namorada, Marcia.
d)
Acorda, São Paulo.
e)
Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado.
2) Leia a primeira estrofe de "Mar português", de Fernando
Pessoa.
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Fernando Pessoa. Mensagem: Obra poética I. Porto
Alegre: L&PM, 2006.
a) Quais são os vocativos presentes nesta estrofe?
b) Em que posição se encontram no verso?
c) Qual foi a pontuação usada para separar os vocativos?
3) Identifique os vocativos nas seguintes frases e
pontue-as adequadamente.
a) Você
meu jovem está em situação difícil.
b) Por
quê você ainda não fez o bolo mãe?
c) Cara
eu não consegui lembrar aquela fórmula de matemática.
d) Venha
rápido Júlia.
e) Senhor
já sabe o que vai pedir?
f) Vem
querida dançar comigo.
g) Não
faça isso meu filho.
h) Estimados
eleitores agradeço os votos de todos.
4)
Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para período
composto.
a)
( ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.
b)
( ) Antes os índios eram os donos da terra.
c)
( ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.
d)
( ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.
e)
( ) Você está triste.
f)
( ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar
g)
( ) Atenção, vou contar uma piada.
h)
( ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.
i)
( ) O estudo nos traz benefícios.
j)
( ) O amor constrói e o ódio destrói.
5)
Indique nos parênteses o número de ações dos períodos abaixo:
a)
( ) O passageiro deu um pulo da cadeira e voou no pescoço do
cobrador e aí começou a briga.
b)
( ) Segura daqui, pega dali, solta acolá, armou-se um circo
espetacular.
c)(
) O passageiro nem se mexe.
d)(
) Fico muito nervoso quando me acordam.
e)(
) Pelo jeito vai ser um belo dia.
f)
( ) Dia seguinte, seis e pouco da manhã, o ônibus para na
rodoviária de Goiânia.
g)
( ) Quando sou acordado, fico uma fera.
h)(
) O ônibus vai para Belo Horizonte.
i)(
) O passageiro ficou muito nervoso com o trânsito.
j)
( ) O passageiro acorda sonolento, limpa os olhos, coça o
peito e olha para o lado de fora.
6)
Coloque PS para o período simples e PC para o período composto:
a.(
) Inventei aquela desculpa na hora.
b.(
) Você vai sair ou vai ficar em casa?
c.
( ) Não gosto de mentiras.
d.(
) Domingo fui ao clube, corri, nadei e joguei tênis.
e.
( ) O cachorrinho é pequeno mas já sabe morder.
f.
( ) José casou-se e teve três filhos.
g.
( ) Todos os feriados vamos à praia.
h.
( ) Prefiro o sítio à praia.
i.(
) Os trabalhadores rurais trabalham muito; ganham pouco.
j.
( ) Eu já li este livro três vezes.
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COLÉGIO ESTADUAL
MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
PROFESSORA: ELIANE
TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA
DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 9º ANO
ESTUDANTE:
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Exercícios
1) Identifique as conjunções dos períodos abaixo:
a) Zé Brasil trabalhou muito, porém foi despedido.
b) Minhas plantas não sobrevivem, pois não consigo
matar as formigas.
c) Ele não tem assistência médica; logo sofre de
muitas doenças.
d) Fique aqui, porque o coronel Tatuíra já vem e
vai querer falar com você.
2) Relacione as
colunas:
a) Tentou matar as
formigas, mas não conseguiu.
b) Ele não sabia se
trabalhava ou se tentava matar as formigas.
c) Ele queria ter uma
casa e plantar uma horta.
d) Era chamado de
vadio, pois trabalhava pouco.
e) Ele trabalhava
pouco; logo era chamado de vadio.
( ) relação de
conclusão
( ) relação de
contraste, adversidade
( ) relação de
confirmação ou explicação
( ) relação de
alternância
( ) relação de
acréscimo.
3) (Marília) Assinale a
alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:
a) Sérgio foi bom
filho; logo será um bom pai.
b) Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c) Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d) Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
e) Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.
b) Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c) Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d) Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
e) Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.
4) Analise as orações
expostas e procure construir períodos compostos por coordenação utilizando-se
de conectivos apropriados. Atenha-se para as alterações que se fizerem
necessárias:
a) Não me esforcei muito.
Obtive um bom resultado.
b) Precisamos nos apressar. O voo já está quase partindo.
c) Ora tens uma opinião. Ora outra.
d) Não comparecemos à estreia do filme. Estávamos trabalhando.
e) O acidente foi terrível. Não houve vítimas fatais.
f) Mariana estuda. Mariana toca no coral de sua igreja.
b) Precisamos nos apressar. O voo já está quase partindo.
c) Ora tens uma opinião. Ora outra.
d) Não comparecemos à estreia do filme. Estávamos trabalhando.
e) O acidente foi terrível. Não houve vítimas fatais.
f) Mariana estuda. Mariana toca no coral de sua igreja.
5) Assinale a opção em que o vocábulo
não apresenta desinência de gênero.
a) primeira
b) incômoda
c) adulta
d) analfabeta
e) criatura
a) primeira
b) incômoda
c) adulta
d) analfabeta
e) criatura
6) Assinale a análise morfológica
incorreta.
a) concordava; -va: desinência modo-temporal
a) concordava; -va: desinência modo-temporal
b) matando; -a-: vogal temática da
primeira conjugação verbal
c) deixara; deixa-: radical
d) gozar; -r: desinência de infinitivo
e) contribuiria; -ria: desinência modo-temporal
c) deixara; deixa-: radical
d) gozar; -r: desinência de infinitivo
e) contribuiria; -ria: desinência modo-temporal
7) Relacione as listas
e assinale a alternativa correta:
1. Consoante de ligação
2. Variação de vogal
temática
3. Vogal de ligação
4. Vogal temática
( ) dancei
( ) sorveteria
( ) geladeira
( ) bares
a) 4, 3, 1, 2
b) 2, 1, 4, 3
c) 2, 1, 3, 4
d) 2, 1, 3, 4
e) 1, 2, 3, 4
____________________________________________________________
Função afim:
Função quadrática:
Função modular:
Função exponencial:
Função logarítmica:
Progressão aritmética:
Por: Mateus Alexandrino e Vinicius Senna
Atividade de cinética química
01)(F.C.C) Um catalisador age sobre uma reação química:
a) aumentando a energia de ativação da reação.
b) diminuindo a energia de ativação da reação.
c) diminuindo a variação de entalpia da reação.
d) aumentando o nível energético do produto.
e) diminuindo o nível energético dos reagentes.
02) (ITA-SP) Dois recipientes A e B contêm uma solução de CuSO4 nas mesmas condições de temperatura,pressão e concentração.Adiciona-se uma barra de ferro,com massa m, no recipiente A e a mesma massa de limalha de ferro no recipiente B. Com relação às velocidades de reação nos dois recipientes,podemos afirmar que :
a)Va = Vb ,porque as concentrações dos reagentes são iguais.
b)Va > Vb ,porque o ferro tem forma diferente.
c)Va < Vb ,porque em B a superficie de contacto entre os reagentes é maior.
d)Va = Vb , porque a velocidade independe da forma dos reagentes.
e)Va > Vb ,porque em A a superficie de contacto entre os reagentes é maior
03) (PUC-RS) A velocidade de uma reação química depende:
I – do número de colisões intermoleculares por unidade de tempo.
II- da energia cinética das moléculas que colidem entre si.
III- da orientação das moléculas na colisão, isto é ,da geometria da colisão.
Está (ão) correta(s) a (s) alternativa(s):
a) I,II e III
b)III c
)II
d) I e II
e) I
04) (MACK-SP) Ao fazer pão caseiro, coloca-se a massa, em geral coberta,descansando em lugar mais aquecido,afim de que cresça.Esse fato pode ser interpretado da seguinte forma :
a) O leve aumento de temperatura diminui a fermentação da massa.
b) É apenas um modo de evitar que a mistura se torne heterogênea polifásica.
c) O leve aumento de temperatura aumenta a velocidade de reação dos componentes da massa.
d) É apenas uma prática caseira e não está relacionada a qualquer fenômeno químico.
e) O ambiente mais aquecido evita que a massa se estrague.
05)(UFMG) Na cinética de uma reação, o aumento da temperatura provoca aumento de todas as seguintes grandezas,exceto:
a) velocidade média das moléculas.
b) número de colisões entre as moléculas dos reagentes.
c) energia de ativação.
d) velocidade da reação.
e) energia do sistema.
06)(PUC-SP) Quando se leva uma esponja de aço à chama de um bico de gás, a velocidade da reação de oxidação é tão grande que incendeia o material.O mesmo não ocorre ao se levar uma lâmina de aço à chama.Nessas experiências, o fator que determina a diferença das velocidades de reação é:
a) pressão.
b) o catalisador.
c) a concentração.
d) o estado físico.
e) a superfície de contato.
07)(UFMG) Das proposições abaixo, relacionadas com cinética química, a única falsa é:
a) A velocidade de uma reação pode ser medida pelo consumo dos reagentes na unidade do tempo.
b) A colisão entre as partículas químicas é necessária para que haja reação.
c) Temperatura e catalisadores são fatores que influenciam na velocidade da reação.
d) A concentração dos reagentes afeta a velocidade da reação.
e) A natureza dos reagentes não exerce influência na velocidade da reação.
08)(FUVEST-SP) O que você faria para aumentar a velocidade de dissolução de um comprimido efervescente em água?
I) Usaria água gelada.
II) Usaria água a temperatura ambiente.
III) Dissolveria o comprimido inteiro.
IV) Dissolveria o comprimido em 4 partes.
Assinale das alternativas abaixo a que responde corretamente à questão.
a) I e IV.
b) I e III.
c) III.
d) II e III.
e) II e IV.
09) (MACK-SP) Observa-se que a velocidade de reação é maior quando um comprimido efervescente, usado no combate à azia, é colocado:
a) inteiro, em água que está à temperatura de 6°C.
b) pulverizado, em água que está à temperatura de 45°C.
c) inteiro, em água que está à temperatura de 45°C.
d) pulverizado, em água que está à temperatura de 6°C.
e) inteiro, em água que está à temperatura de 25°C.
10)(MACK-SP) A sabedoria popular indica que, para acender uma lareira, devemos utilizar inicialmente lascas de lenha e só depois colocarmos toras. Em condições reacionais idênticas e utilizando massas iguais de madeira em lascas e toras, verifica-se que madeira em lascas queima com mais velocidade. O fator determinante, para essa maior velocidade da reação, é o aumento da:
a) pressão.
b) temperatura.
c) concentração.
d) superfície de contato.
e) energia de ativação.
11)(UFRGS)Sobre catalisadores, são feitas as quatro afirmações seguintes:
I. São substâncias que aumentam a velocidade de uma reação.
II. Reduzem a energia de ativação da reação.
III. As reações nas quais atuam não ocorreriam nas suas ausências.
IV. Enzimas são catalisadores biológicos.
Dentre essas afirmações, estão corretas apenas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) I, II e III
. e) II, III e IV.
Segue-se o texto: Deterioração de um alimento. A deterioração de um alimento é resultado de transformações químicas que decorrem, na maioria dos casos, da interação do alimento com microrganismo ou, ainda,da interação com oxigênio do ar, como é o caso da rancificação de gorduras.Para conservar por mais tempo um elemento deve-se,portanto,procurar impedir ou retardar ao máximo a ocorrência dessas transformações.Os processos comumente utilizados para conservar alimentos levam em conta os seguintes fatores:
I- microrganismos dependem da água líquida para sua sobrevivência;
II- microrganismos necessitam de temperatura adequadas para crescerem e se multiplicarem; a multiplicação de microrganismos, em geral, é mais rápida entre 25ºC e 45ºC , aproximadamente.
III- transformações químicas têm maior rapidez quanto menor for a temperatura e a superfície de contato das substâncias que interagem;
IV – há substâncias que, acrescentadas ao alimento, dificultam a sobrevivência ou multiplicação de microrganismos;
V- no ar há microrganismo que, encontrando alimento, água e temperatura adequada,não crescem e nem se multiplicam.
12) (FUVEST-SP) Em uma embalagem de leite*longa vida *,lê-se:*Após aberto é preciso guardá-lo em geladeira.* Caso uma pessoa não siga tal instrução, principalmente no verão tropica, o leite deteriora rapidamente ,devido a razões relacionadas com qual alternativa abaixo:
a) os fatores II,III e V,apenas
. b) o fator I ,apenas .
c) o fator II,apenas
d) os fatores I,II e III , apenas.
e) todos os fatores relacionados ( I ,II , III, IV e V).
Segue-se o texto: Reciclagem de lixo doméstico e indútrial. Projetos de reciclagem do lixo doméstico e industrial geram lucro de bilhões de dólares, criam emprego e reduzem a contaminação do ambiente. Uma das reciclagens mais rentáveis é a das latas de refrigerantes e cervejas feitas de alumínio, devido, principalmente, à economia de energia que a reciclagem proporciona em relação ao processo de obtenção do alumínio do mineral bauxita, Al2O3 .x H2O. Nesse processo, a primeira etapa consiste na separação das impurezas através da reação altamente exotérmica representada pela equação: Al2O3(s)+2OH-1(aq)+3H2O(aq) -> 2Al(OH)4-1(aq) 13)(FUVEST-SP) Em relação a esse processo, assinale a alternativa correta:
a) A velocidade da reação será menor utilizando-se partículas finamente divididas de Al2O3 (s) , em vez de partículas maiores,em raspas.
b) Supondo que a reação ocorra em uma única etapa ,o aumento da concentração do íon hidroxila (OH-1) diminuirá a velocidade da reação.
c) A diminuição de temperatura, aumentará a velocidade da reação.
d) A presença de um catalisador aumenta a energia de ativação da reação.
e) O aumento da pressão mantém inalterada a velocidade da reação
Vinicius Senna e Mateus Alexandrino
Cinética Química conceitos básicos
Bom pessoal uma aula com conceitos básicos de cinética química muito instrutiva bons estudos!!!
QUESTIONÁRIO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO 1º ANO
1º Qual a estrutura da tabela periódica atual?
_________________________________________________________________________________
2º Qual o nome das famílias 1,2,13,14,15,16,17 e 18?
_________________________________________________________________________________
3º Faça a distribuição eletrônica dos seguintes elementos:
a) Al
b) O
c) Fe
4º Identifique se os elementos são metais,ametais ou gás nobre:
• Lítio : _________________________
• Cobre:_________________________
• Neônio :_______________________
• Iodo :__________________________
5º Caracterize o Hidrogênio :
_________________________________________________________________________________
6°Quais são os elementos das famílias:
a) Metais alcalinos:_________________________________
b) Halogênio:______________________________________
c) Gases Nobres: __________________________________
d) Metais Alcalinos terrosos :__________________________
7°Como podem ser representados os elementos químicos ?
_________________________________________________________________________________
8º Como podem ser classificados os elementos químicos, de acordo com a tabela periódica?
_________________________________________________________________________________
9º Quem são os elementos representativos? E como eles são distribuídos?
_________________________________________________________________________________
10º Defina, metais ,não metais ,gases nobres ,lantanídeos e actinídeos :
_________________________________________________________________________________
ELABORADA PELAS BOLSISTAS AMÁBILLI E MYLENA.
Tabela periódica
O desenvolvimento da Tabela periódica foi muito antes de saber da existência de elétrons nos átomos. A tabela que conhecemos hoje se deve ao químico Dmitri Mendeleiv(1869), onde estudou as propriedades química e físicas dos elementos. Dificilmente podemos definir a quantidade de elementos químicos que existem, pois os elementos sintetizados pelo homem aumenta constantemente.
Os elementos da tabela periódica estão dispostos em ordem crescente de número atômico (Z). Os períodos estão organizados de acordo com as camadas de valência Com sete períodos ou sete linhas horizontais, dezoito grupos ou colonas. As propriedades químicas foram associadas a quantidade e a distribuição dos elétrons dos átomos.
Os elementos químicos podem ser classificados na tabela periódica como:
• Hidrogênio
• Metal
• Não Metal
• Gás nobre
Os elementos representativos são aqueles que apresentam o elétron mias energético em um subnível S ou P. De acordo com a nova recomendação da Iupac, os elementos representativos ocupam os grupos 1.2,13,14,15,16,17 e 18.
Quando falamos em destruição eletrônica podemos ter o seguinte quadro:
Elaborada por Amábilli Leite
Por Quelli Larissa.
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