LISTAS E EXERCÍCIOS


Lista de Exercícios - Química 1º ano



COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 1º ANO
ESTUDANTE: ____________________________________________

ESTADO DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA

1- A tabela a seguir traz os pontos de fusão e de ebulição, em ºC, sob pressão de 1 atm, de alguns materiais. Com base nas informações da tabela responda às questões:
SUBSTÂNCIA
FUSÃO/ºC
EBULIÇÃO/ºC
Oxigênio
-218,4
-183,0
Amônia
-77,7
-33,4
Metanol
-97,0
64,7
Acetona
-94,6
56,5
Mercúrio
-38,87
356,9
Alumínio
660,0
2056,0

                      a)  Indique o estado de agregação de cada substância da tabela, considerando que ela esteja em um ambiente a 25 ºC e a1 atm.
b) Que materiais são encontrados no estado de agregação sólido a -100 ºC?
c) Que materiais são encontrados no estado de agregação líquido a 60 ºC?
d) Que materiais são encontrados no estado de agregação vapor a 2500 ºC?
e) Que materiais são encontrados no estado de agregação gasoso a 20 ºC?

2-(Univale – SC) O café solúvel é obtido a partir do café comum dissolvido em água. A solução é co ngelada e, a seguir, diminui-se bruscamente a pressão. Com isso, a água em estado sólido passa direta e rapidamente para o estado gasoso sendo eliminada do sistema por sucção. Com a remoção da água do sistema, por esse meio, resta o café em pó e seco. Nesse processo foram envolvidas as seguintes mudanças de estado físico:
a) solidificação e condensação.
b) solidificação e sublimação.
c) congelação e condensação
d) congelação e gaseificação.
e) solidificação e evaporação.

3 – (Facimpa MG) Observe:
I. Uma pedra de naftalina deixada no armário.
II. Uma vasilha com água deixada no freezer.
III. Uma vasilha com água deixada no fogo.
IV. O derretimento de pedaço de chumbo quando aquecido.
Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
a) I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
c) I. Fusão; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
d) I. Evaporação; II. Solidificação. III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Evaporação; II. Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.

4     – (Vunesp – SP) Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) dos materiais da tabela abaixo quando eles se encontram no deserto da Arábia, à temperatura de 50 ºC e pressão de 1 atm?
Material
Fusão/ºC
Ebulição/ºC
Clorofórmio
- 63
61
Éter etílico
-116
34
Etanol
-117
78
Fenol
41
182
Pentano
-130
36

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COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 1º ANO
ESTUDANTE: ____________________________________________

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

1 – (Ufes) Qual a alternativa em que só aparecem misturas?
a) Grafite leite, água oxigenada, fósforo vermelho.
b) Ferro, enxofre, mercúrio, ácido muriático (clorídrico).
c) Areia, açúcar, granito, metanol.
d) Vinagre, álcool absoluto, água do mar, gás amoníaco.
e) Ar, granito, vinagre, água sanitária.

2 – (       2-(UFMG) Com relação ao número de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos ou heterogêneos. As alternativas correlacionam adequadamente o sistema e sua classificação, exceto:
a) água de coco/heterogêneo.
b) laranjada/heterogêneo.
c) leite/homogêneo.
d) poeira no ar/heterogêneo.
 e) água do mar filtrada/ homogêneo.

3 – (UPM – SP) Um sistema constituído por três cubos de gelo a água líquida é:
a) monofásico.                                              
b) tetrafásico.                                                 
c) pentafásico.
d) bifásico.
e) trifásico.
4 4-      4 - (EEM – SP) “Uma única substância (substância pura) sempre constituirá um sistema monofásico. ” Justifique se a afirmação é sempre correta.

5 – (Vunesp – SP) O rótulo de uma garrafa de água mineral está reproduzido a seguir:     
Composição química provável
Sulfat             Sulfato de cálcio
0,0038g/L
Bicar     Bicarbonato de cálcio
0,0167g/L

Com base nessas informações, podemos classificar a água mineral como:
a) substancia pura.
b) substancia simples.
c) mistura heterogênea.
d) mistura homogênea.
e) suspensão coloidal.

6 – (UPM – SP) É característica de substância pura:
a) ser solúvel em água.
b) ter constante física.
c) ter ponto de fusão e ponto de ebulição variáveis.
d) sofrer combustão.
e) ser sólida à temperatura ambiente.

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COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 1º ANO
ESTUDANTE: ____________________________________________

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

1 –(      1-(Fuvest – SP) Para a separação das misturas gasolina-água e nitrogênio-oxigeno, os processos mais adequados são, respectivamente:
a) decantação e liquefação.
b) sedimentação destilação.
c) filtração e sublimação.
d) destilação e condensação.
e) decantação e evaporação.

2 – (       2-(Mackenzie – SP) Necessitou-se retirar o conteúdo do tanque de combustível de carro. Para isso, fez-se sucção com um pedaço de mangueira introduzido no tanque, deixando-se escorrer o líquido para um recipiente colocado no chão. Esse processo é chamado de:
a) decantação
b) filtração
c) sifonação
d) centrifugação
e) destilação

3 – (        3-(Osec – SP) Um dos estados brasileiros produtores de cloreto de sódio é o Rio Grande do Norte. Nas salinas, o processo físico-químico que separa a água do sal é:
a) filtração
b) sublimação
c) peneiração
d) evaporação
e) abulição

4       4– (UFRGS – RS) Qual dos métodos de separação seguintes se baseia na diferença de densidades?
a) decantação
b) destilação fracionada
c)  peneiração
d) cristalização
e) sublimação

5    5- (Esef Jundiaí –SP) O papel de filtro pode ser utilizado para separar os componentes do sistema:
a) homogêneo, gás/gás
b) heterogêneo, líquido/líquido
c) homogêneo, sólido/líquido
d) heterogêneo, sólido/líquido
e) homogêneo, sólido/sólido

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COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 1º ANO
ESTUDANTE: ____________________________________________

MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO

1) Dê a denominação de cada mudança de estado descrita abaixo:
a) Secar a roupa no varal
b) Transformar suco de limão em sorvete
c) “Derreter” o ferro em fornos de altíssima temperatura (altos fornos)
d) Formação de gotículas de água do lado de fora de um copo com água gelada.
e) Diminuição das bolinhas de naftalina no armário.
f) Espirrar água sobre uma panela vazia que está sendo aquecida há algum tempo.
g) Água fervendo.
   2)   O gelo-seco é o gás carbônico no estado Sólido. Ele é usado em extintores e em shows pra dar os efeitos de neblina. Que mudança de estado sofre o gelo?

    3)  Colocando-se água bem gelada num copo de vidro, em pouco tempo ele fica molhado por fora, devido à formação de minúsculas gotas de água. Para explicar esse fenômeno, propuseram-se as duas hipóteses seguintes:
a)     Se aparece água do lado de fora do copo, é porque o vidro não é totalmente impermeável. As moléculas de água, atravessando lentamente as paredes do vidro, vão formando minúsculas gotas.
       b) Se aparece água do lado de fora do copo, deve haver vapor de água no ar. O vapor de água, entrando em contato com as paredes frias do copo, condensa-se em minúsculas gotas.
Qual hipótese explica o fenômeno? Justifique.
4)   O período de seca é caracterizado pela ausência de chuvas, por isso, também conhecido como estiagem. Em algumas regiões, como no Centro-Oeste do Brasil, por exemplo, este período é bem notório, pois afeta a saúde dos moradores. Dentre as principais queixas está a dificuldade de respirar e, em alguns casos, ocorre até sangramento nas narinas. Uma solução caseira para amenizar o problema seria espalhar pelos cômodos da casa recipientes abertos contendo água. O que acontece com essa água e porque o método se torna eficaz neste caso?

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COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 1º ANO
ESTUDANTE: ____________________________________________

Exercícios – Reações Químicas

1.(FURRN) No filme fotográfico, quando exposto à luz, ocorre a reação:
2 AgBr →2 Ag + Br2
Essa reação pode ser classificada como:
a) pirólise.
b) eletrólise.
c) fotólise.
d) síntese.
e) simples troca.

2.O hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3) é utilizado em fármacos denominados antiácidos que ajudam a diminuir a acidez estomacal causada pelo excesso de ácido clorídrico (HCl). Qual das alternativas a seguir indica corretamente a reação que ocorre entre esses dois compostos?
a) NaHCO+ HCl → NaCl + CO2 + H2O
b) NaHCO+ HCl → NaH2CO3 + Cl2
c) NaHCO+ HCl → NaH2CClO3
d) NaHCO+ HCl → NaCl +H2CO3
e) NaHCO+ HCl → NaCClO2+ H2O

3.(Mackenzie-SP)
I) P2O+ 3 H2O → 2 H3PO4
II) 2 KClO3 → 2 KCl + 3 O2
III) 3 CuSO4 + 2 Al → Al2(SO4)3 + 3 Cu
As equações I, II e III representam, respectivamente, reações de:
a) síntese, análise e simples troca.
b) análise, síntese e simples troca.
c) simples troca, análise e análise.
d) síntese, simples troca e dupla troca.
e) dupla troca, simples troca e dupla troca. 

4.Classifique as reações inorgânicas a seguir:
1- NH4Cl  → NH+ HCl
2- N2 + 3 H2 → 2 NH3
3- 2 HNO3 + Ca(OH)2 → 2 Ca(NO3)2 + 2 H2O
4- 2 KI + Cl → 2 KCl + I2
5- 2 NO→ N2O4
a) análise, síntese, dupla troca, simples troca, análise.
b) análise, síntese, dupla troca, simples troca, síntese.
c) síntese, análise, dupla troca, simples troca, análise.
d) simples troca, síntese, dupla troca, simples troca, decomposição.
e) simples troca, síntese, dupla troca, simples troca, síntese.

5.O fermento de pão pode ser obtido através da seguinte reação química:
CO2 + NaCl + NH3 + H2O → NaHCO3 + NH4Cl
Reagentes para a obtenção do fermento (NaHCO3): gás carbônico (CO2), cloreto de sódio (NaCl), amônia (NH3) e água (H2O).

Fermento para pães
A equação acima demonstra a formação dos produtos:
a) carbonato de sódio e cloreto de amônio
b) bicarbonato de sódio hidrogenado e cloreto de amônio
c) bicarbonato de sódio e cloreto de amônio
d) tricarbonato de sódio e cloreto de amônio

6. O chumbo (Pb) é capaz de reagir com óxido de chumbo (PbO2) e com ácido sulfúrico (H2SO4) para produzir sulfato de chumbo (PbSO4) e água (H2O). Esta mistura de componentes f az parte das reações que ocorrem no interior de baterias de automóveis, como por exemplo, no momento de descarga (perda de energia armazenada).
Assinale a alternativa que apresenta a equação balanceada corretamente para esta reação:
a) Pb + PbO2 + H2SO4 → 2 PbSO4 + 2 H2O
b) Pb + PbO2 + 2 H2SO4 → 2 PbSO4 + 2 H2O
c) Pb + PbO2 + 2 H2SO4 → PbSO4 + 2 H2O
d) Pb + PbO2 + H2SO4 → PbSO4 + H2O
 7.O consumo de ácido sulfúrico pode ser utilizado como um indicador do desenvolvimento de um país. Industrialmente, esse ácido pode ser obtido a partir da pirita de ferro, que consiste basicamente em sulfeto ferroso (FeS). Classifique as equações de obtenção industrial do ácido sulfúrico mostradas a seguir:
 I.FeS + O2→ Fe + SO2
II. 2 SO2+ 2 O2→ 2 SO3
III. SO3 + H2O → H2SO4
a) Dupla troca, síntese, síntese.
b) Dupla troca, análise, análise.
c) Síntese, simples troca, dupla troca.
d) Simples troca, análise, análise.
e) Simples troca, síntese, síntese.

8.Fazendo-se a classificação das reações abaixo:
(I) CuSO4 + 2NaOH → Cu(OH)2 + Na2SO4
(II) Cu(OH)2 → CuO + H2O
(III) Zn + 2AgNBaCO3 → 2Ag + Zn(NBaCO3)2
(IV) NH3 + HCl → NH4Cl
A ordem correta é:
a) Decomposição, simples troca, dupla troca, adição.
b) Dupla troca, adição, simples troca, análise.
c) Dupla troca, análise, deslocamento, síntese.
d) Deslocamento, análise, dupla troca, adição.
e) Dupla troca, decomposição, síntese, simples troca.

9. (UFRGS RS) Dentre as reações abaixo, a única que não produz um sal é: 
a) óxido ácido + óxido básico 
b) ácido + hidróxido 
c) óxido ácido + água 
d) óxido básico + ácido 
e) óxido ácido + hidróxido

10. (UFPARA) - Dadas as reações químicas:
a. NH3(g) + HCl(g) ---> NH4Cl(l)
b. 2H2O2(aq) ---> 2H2O(l) + O2(g)
c. NaOH(aq) + HCl(aq) ---> NaCl(aq) + H2O(l)
d. Zn(s) + H2SO4(aq) ---> ZnSO4(aq) + H2(g)
e. CaO(s) + H2O(l) ---> Ca(OH)2(aq)
associe-as corretamente com as afirmativas abaixo
( ) reação de simples troca
( ) reação de síntese, tendo como produto um sal
( ) reação de síntese, tendo como produto uma base
( ) reação de análise
( ) reação de dupla troca
a sequência correta encontrada de cima para baixo nos parênteses é
(A) d, a, e, b, c
(B) a, e, b, d, c
(C) d, a, e, c, b
(D) c, b, e, a, d

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CEMIMG
PIBID – IF Baiano
DISCIPLINA: Química
TURMA: 1º ano
PROFESSORA: Eliane Tosta
BOLSISTA: Mônica dos Santos Menezes
ESTUDANTE: ______________________________________________

EXERCÍCIOS – COMPOSTOS ORGÂNICOS

1.       (Esal-MG) Uma solução aquosa de H3PO4 é ácida devido à  presença de:
a) água
b) hidrogênio
c) fósforo
d) hidrônio
e) fosfato

2.       (UPM – SP) Certo informe publicitário alerta para o fato de que, se o indivíduo tem azia ou pirose com grande frequência, deve procurar um médico, pois pode estar ocorrendo refluxo gastroesofático, isto é, o retorno do conteúdo ácido do estômago. A fórmula e o nome do ácido que, nesses casos provoca a queimação no estomago, a rouquidão e mesmo dor torácica são:
a)      HCl e ácido clórico.
b)      HClO2 e ácido cloroso.
c)       HClO3 e o ácido clorídrico.
d)      HClO e ácido clórico.
e)      HCl e o ácido clorídrico.

3.       (UFPB) Os ácidos são substâncias químicas sempre presentes no cotidiano das pessoas. Por exemplo, durante a amamentação, era comum usar água boricada (solução aquosa de ácido bórico) para fazer a assepsia do seio da mãe; para limpezas mais fortes na casa, emprega-se ácido muriático (solução aquosa de ácido clorídrico); nos refrigerantes, encontram-se o ácido carbônico; e, no ovo podre, o mau cheiro é devido à presença do ácido sulfídrico. Esses ácidos podem ser representados, respectivamente, pelas seguintes fórmulas moleculares:
a)      H3BO3, HCl, H2CO2 e H2SO4
b)      H2BO3, HCl, H2CO3 e H2S
c)       H3BO3, HClO3, H2SO3 e H2CO2
d)      H2BO3, HClO4, H2S e H2CO3
e)      H3BO3, HCl, H2CO3 e H2

4.       (UFRGS-RS) Os episódios vulcânicos estão associados à emissão de vário gases na atmosfera, são importantes para o estudo das mudanças climáticas e são fontes térmicas potencialmente favoráveis aos ecossistemas do planeta. Em relação a esse tema, são feitas as seguintes afirmações:
I.                    O vapor emanado dos gêiseres é aproveitado economicamente na geração de eletricidade, sendo transportado por tubulações até centrais termelétricas para acionar as turbinas.
II.                  Uma erupção como a do vulcão Pinatubo, ocorrido em 1991 nas Filipinas, lança na atmosfera teores extremamente altos de dióxido de enxofre, SO2, o qual, ao reagir com o vapor de água, se transforma em ácido sulfúrico para, então, formar uma camada de aerossóis que interceptam a luz solar, diminuindo a aerossóis que interceptam a luz solar, diminuindo a temperatura da superfície terrestre.
III.                A quantidade de dióxido de carbono, CO2, principalmente gás do efeito estufa, emitido anualmente por erupções vulcânicas é bem maior do que se adiciona à atmosfera pelas atividades industriais no mesmo período.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
a)      Apenas I
b)      Apenas II
c)       Apenas III
d)      Apenas I e II
e)      Apenas II e III
5.       (UEPG-PR) Com relação às propriedades das bases de Arrhenius, é incorreto afirmar:
a)      O hidróxido de amônio é uma base não metálica, bastante solúvel em água.
b)      Metais alcalinos formam monobases com alto grau de dissociação.
c)       As bases formadas pelos metais alcalinoterrosos são fracas, pois são moleculares por sua própria natureza.
d)      Os hidróxidos dos metais alcalinoterrosos são pouco solúveis em água.
e)      Uma base é tanto mais forte quanto maior for seu grau de ionização.

6.       (Vunesp – SP) Sabe-se que a chuva ácida é formada pela dissolução na água da chuva de óxido ácidos presentes na atmosfera. Entre os pares de óxidos relacionados, qual é constituído apenas por óxidos que provocam a chuva ácida?
a)      NA2O
b)      CO2 e MgO
c)       CO2 e SO3
d)      CO e N2O
e)      CO e NO
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CEMIMG
PROFESSORA: Eliane Tosta
DISCIPLINA: Química
SÉRIE: 1º ano
BOLSISTA ID: Mônica dos Santos Menezes
DISCENTE: _______________________________________________

EXERCÍCIOS – FUNÇÕES INORGÂNICAS

1. (UEMA-2015) O NO2 e o SO2 são gases causadores de poluição atmosférica que, dentre os danos provocados, resulta na formação da chuva ácida quando esses gases reagem com as partículas de água presentes nas nuvens, produzindo HNO3 e H2SO4.
Esses compostos, ao serem carregados pela precipitação atmosférica, geram transtornos, tais como contaminação da água potável, corrosão de veículos, de monumentos históricos etc.
Os compostos inorgânicos citados no texto correspondem, respectivamente, às funções:
a) sais e óxidos
b) bases e sais
c) ácidos e bases
d) bases e óxidos
e) óxidos e ácidos

2. (UNEMAT-2012) Fazemos uso de vários produtos químicos no nosso cotidiano, como por exemplo, leite de magnésio, vinagre, calcário e soda cáustica.
É correto afirmar que estas substâncias citadas pertencem, respectivamente, às funções químicas:
a) ácido, base, sal e base
b) base, sal, ácido e base
c) base, ácido, sal e base
d) ácido, base, base e sal
e) sal, ácido, sal e base

3. (UDESC-2008) Com relação ao ácido clorídrico, pode-se afirmar que:
a) quando está em solução aquosa permite a passagem de corrente elétrica
b) é um diácido
c) é um ácido fraco
d) possui baixo grau de ionização
e) é uma substância iônica

4. (ENEM) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).
Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:

I – monumento Itamarati – Brasília (mármore). 
II – esculturas do Aleijadinho MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio). 
III – grades de ferro ou alumínio de edifícios. 
A ação da chuva ácida pode acontecer em: 
a. I, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.

5. (UFPA) Considerando a equação química:
Cl2O7 + 2 NaOH → 2 NaClO4 + H2O
os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções:
a) óxido, base, sal e óxido.
b) sal, base, sal e hidreto.
c) ácido, sal, óxido e hidreto.
d) óxido, base, óxido e hidreto.
e) base, ácido, óxido e óxido.

6. (Cefet-PR) Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares. Assim temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções:
a) ácido, base, óxido, ácido.
b) sal, sal, base, ácido.
c) ácido, base, base, sal.
d) sal, óxido, base, ácido.
e) ácido, base, sal, óxido.

7. Faça a associação correta entre as colunas abaixo:
       I.            NaOH, Ca(OH)2, NH4OH                    (   ) ácidos
     II.            NaCℓ, KNO3, Na2S                               (   ) bases
  III.            HCℓ, H2SO4, HNO3                              (   ) sais
  IV.            CO, Al2O3, Pb3O4                               (   ) óxidos

8. Relacione as fórmulas dos compostos inorgânicos com os seus respectivos nomes:
Coluna I:
a) Ácido sulfuroso
b) Óxido de magnésio
c) Hipoclorito de sódio
d) Dióxido de manganês
e) Hidróxido de alumínio
f) Óxido de alumínio
g) Sulfito de cobre (II)
Coluna II:
I.                   MgO.
II.                 CuSO3.
III.              Al(OH)3.
IV.              H2SO3.
V.                MnO2.
VI.              NaClO.
VII.           Al2O3.

9. A experiência a seguir é largamente utilizada para diferenciar soluções eletrolíticas de soluções não eletrolíticas. O teste está baseado na condutividade elétrica e tem como consequência o acendimento da lâmpada.
A lâmpada acenderá quando no recipiente estiver presente a seguinte solução:
a) O2(g) 
b) H2O(g)
c) HCℓ(aq)
d) C6H12O6(aq)
  
FONTE DE PESQUISA:
https://www.todamateria.com.br/funcoes-inorganicas/
http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-funcoes-inorganicas.htm#resp-6

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Lista de Exercício - Matemática 9º

COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 9º ANO
ESTUDANTE: ____________________________________________
Exercícios

1) Dados os conjuntos A = { 5,6,7,8,9,10} e o conjunto B = { 10,20,27,32,37,42,47,50} e a função h: A -> B definida pela lei de formação h(x) = 3x – 3. Diante desses dados, encontre o conjunto Im (h).
2) Sejam A = { -1,1,3,5} e B = {0,1,2,3,4,5,6}. Para a função f: A-> B, definida por f(x) = x+1, determine:
a) Conjunto dos pares ordenados de f;
b) Diagrama de f;
c) Domínio de f;
d) Contradomínio de f;
e) Conjunto imagem de f.
3) Dada a função f(x) = 3x + 1, calcule:
a) f(9) – f(1)
b) f(4) – f(-2)
c) f(-5) + f(3)
d) f(2) + f(6)
e) f(10) + f (3)
4) Identifique os coeficientes de cada equação e diga se ela é completa ou não:
a) 5x2 - 3x - 2 = 0
b) 3x2  + 55 = 0
c) x2 - 6x = 0
d) x2 - 10x + 25 = 0
5) Achar as raízes das equações:
a) x2 - x - 20 = 0
b) x2 - 3x -4 = 0
c) x2 - 8x + 7 = 0
6) O número -3 é a raíz da equação x2 - 7x - 2c = 0. Nessas condições, determine o valor do coeficiente c:
7) Resolva a inequação do 2° grau (3x – 1)(x + 1) ≥ 0.
8) Resolva a inequação (x + 4)(x – 4) < 0
9) O conjunto solução da inequação (x – 2)² < 2x – 1, considerando como universo o conjunto dos reais, está definido por:
a) 1 < x < 5
b) 3 < x < 5
c) 2 < x < 4
d) 1 < x < 4
e) 2 < x < 5

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 COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 9º ANO
ESTUDANTE: ____________________________________________
Exercícios

1) (MACK – 2006) A fração   é igual a:
a) 1
b) – 11
      6
c) 2
d) – 5
     2
e) 7
    4
2) (FUVEST -SP 2012) O valor de (0,2)+ (0,16)2 é:
a) 0,0264
b)0,0336
c)0,1056
d)0,2568
e)0,6256
3) Encontre a solução da expressão numérica  [42 + ( 5 – 3)2] : ( 9 – 7)2.
4) Escreva simplificadamente::
a) 
b) 
c) 

5) Efetue as operações, escrevendo de forma mais simplificada:
d) 
e) 

6) Racionalize os denominadores:
f) 
g) 
h) 
i) 
j) 


Lista de Exercício - Português 9º ano

COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 9º ANO
ESTUDANTE: ____________________________________________
Exercícios

1) Identifique o Aposto e o Vocativo nas Frases Abaixo:
a) Chegou a hora da verdade, amigos.
b) Cuidado com o carro, seus loucos!
c) O senador foi à festa com a namoradaMarcia.
d) Acorda, São Paulo.
e) Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado.

2) Leia a primeira estrofe de "Mar português", de Fernando Pessoa.

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Fernando Pessoa. Mensagem: Obra poética I. Porto Alegre: L&PM, 2006.

a) Quais são os vocativos presentes nesta estrofe?

b) Em que posição se encontram no verso?
c) Qual foi a pontuação usada para separar os vocativos?

3) Identifique os vocativos nas seguintes frases e pontue-as adequadamente.

a) Você meu jovem está em situação difícil.
b) Por quê você ainda não fez o bolo mãe?
c) Cara eu não consegui lembrar aquela fórmula de matemática.
d) Venha rápido Júlia.
e) Senhor já sabe o que vai pedir?
f) Vem querida dançar comigo.
g) Não faça isso meu filho.
h) Estimados eleitores agradeço os votos de todos.

4) Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para período composto.
a) (    ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.
b) (    ) Antes os índios eram os donos da terra.
c) (    ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.
d) (    ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.
e) (    ) Você está triste.
f) (    ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar
g) (    ) Atenção, vou contar uma piada.
h) (    ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.
i) (    ) O estudo nos traz benefícios.
j) (    ) O amor constrói e o ódio destrói.

5) Indique nos parênteses o número de ações dos períodos abaixo:
a) (    ) O passageiro deu um pulo da cadeira e voou no pescoço do cobrador e aí começou a briga.
b) (    ) Segura daqui, pega dali, solta acolá, armou-se um circo espetacular.
c)(    ) O passageiro nem se mexe.
d)(    ) Fico muito nervoso quando me acordam.
e)(    ) Pelo jeito vai ser um belo dia.
f) (    ) Dia seguinte, seis e pouco da manhã, o ônibus para na rodoviária de Goiânia.
g) (    ) Quando sou acordado, fico uma fera.
h)(    ) O ônibus vai para Belo Horizonte.
i)(    ) O passageiro ficou muito nervoso com o trânsito.
j) (    ) O passageiro acorda sonolento, limpa os olhos, coça o peito e olha para o lado de fora.

6) Coloque PS para o período simples e PC para o período composto:
a.(    ) Inventei aquela desculpa na hora.
b.(    ) Você vai sair ou vai ficar em casa?
c. (    ) Não gosto de mentiras.
d.(    ) Domingo fui ao clube, corri, nadei e joguei tênis.
e. (    ) O cachorrinho é pequeno mas já sabe morder.
f.  (    ) José casou-se e teve três filhos.
g. (    ) Todos os feriados vamos à praia.
h. (    ) Prefiro o sítio à praia.
i.(    ) Os trabalhadores rurais trabalham muito; ganham pouco.
j. (    ) Eu já li este livro três vezes.
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COLÉGIO ESTADUAL MARIA ISABEL DE MELO GÓES
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
PROFESSORA: ELIANE TOSTA
BOLSISTA: MÔNICA DOS SANTOS MENEZES
TURMA: 9º ANO
ESTUDANTE: ____________________________________________

Exercícios

1) Identifique as conjunções dos períodos abaixo:
a) Zé Brasil trabalhou muito, porém foi despedido.
b) Minhas plantas não sobrevivem, pois não consigo matar as formigas.
c) Ele não tem assistência médica; logo sofre de muitas doenças.
d) Fique aqui, porque o coronel Tatuíra já vem e vai querer falar com você.

2) Relacione as colunas:
a) Tentou matar as formigas, mas não conseguiu.
b) Ele não sabia se trabalhava ou se tentava matar as formigas.
c) Ele queria ter uma casa e plantar uma horta.
d) Era chamado de vadio, pois trabalhava pouco.
e) Ele trabalhava pouco; logo era chamado de vadio.
( ) relação de conclusão
( ) relação de contraste, adversidade
( ) relação de confirmação ou explicação
( ) relação de alternância
( ) relação de acréscimo.

3) (Marília) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:
a) Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.
b) Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c) Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d) Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
e) Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.

4) Analise as orações expostas e procure construir períodos compostos por coordenação utilizando-se de conectivos apropriados. Atenha-se para as alterações que se fizerem necessárias:
a) Não me esforcei muito. Obtive um bom resultado.
b) Precisamos nos apressar. O voo já está quase partindo.
c) Ora tens uma opinião. Ora outra.
d) Não comparecemos à estreia do filme. Estávamos trabalhando.
e) O acidente foi terrível. Não houve vítimas fatais.
f) Mariana estuda. Mariana toca no coral de sua igreja.

5) Assinale a opção em que o vocábulo não apresenta desinência de gênero.
a) primeira
b) incômoda
c) adulta
d) analfabeta
e) criatura

6) Assinale a análise morfológica incorreta.
a) concordava; -va: desinência modo-temporal
b) matando; -a-: vogal temática da primeira conjugação verbal
c) deixara; deixa-: radical
d) gozar; -r: desinência de infinitivo
e) contribuiria; -ria: desinência modo-temporal

7) Relacione as listas e assinale a alternativa correta:
1. Consoante de ligação
2. Variação de vogal temática
3. Vogal de ligação
4. Vogal temática
( ) dancei
( ) sorveteria
( ) geladeira
( ) bares
a) 4, 3, 1, 2
b) 2, 1, 4, 3
c) 2, 1, 3, 4
d) 2, 1, 3, 4
e) 1, 2, 3, 4

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Revisão de matemática: Função afim, função quadrática, função modular, função exponencial, função logarítmica e progressão aritmética.  

Função afim:



Atividade de cinética química

01)(F.C.C) Um catalisador age sobre uma reação química:

a) aumentando a energia de ativação da reação.
b) diminuindo a energia de ativação da reação.
c) diminuindo a variação de entalpia da reação.
d) aumentando o nível energético do produto.
 e) diminuindo o nível energético dos reagentes.
 02) (ITA-SP) Dois recipientes A e B contêm uma solução de CuSO4 nas mesmas condições de temperatura,pressão e concentração.Adiciona-se uma barra de ferro,com massa m, no recipiente A e a mesma massa de limalha de ferro no recipiente B. Com relação às velocidades de reação nos dois recipientes,podemos afirmar que :

a)Va = Vb ,porque as concentrações dos reagentes são iguais.
 b)Va > Vb ,porque o ferro tem forma diferente.
 c)Va < Vb ,porque em B a superficie de contacto entre os reagentes é maior.
d)Va = Vb , porque a velocidade independe da forma dos reagentes.
e)Va > Vb ,porque em A a superficie de contacto entre os reagentes é maior

03) (PUC-RS) A velocidade de uma reação química depende:

 I – do número de colisões intermoleculares por unidade de tempo.
 II- da energia cinética das moléculas que colidem entre si.
III- da orientação das moléculas na colisão, isto é ,da geometria da colisão.

Está (ão) correta(s) a (s) alternativa(s):

a) I,II e III
b)III c
)II
d) I e II
e) I

04) (MACK-SP) Ao fazer pão caseiro, coloca-se a massa, em geral coberta,descansando em lugar mais aquecido,afim de que cresça.Esse fato pode ser interpretado da seguinte forma :

a) O leve aumento de temperatura diminui a fermentação da massa.
b) É apenas um modo de evitar que a mistura se torne heterogênea polifásica.
c) O leve aumento de temperatura aumenta a velocidade de reação dos componentes da massa.
d) É apenas uma prática caseira e não está relacionada a qualquer fenômeno químico.
 e) O ambiente mais aquecido evita que a massa se estrague.

05)(UFMG) Na cinética de uma reação, o aumento da temperatura provoca aumento de todas as seguintes grandezas,exceto:

a) velocidade média das moléculas.
 b) número de colisões entre as moléculas dos reagentes.
c) energia de ativação.
d) velocidade da reação.
e) energia do sistema.

06)(PUC-SP) Quando se leva uma esponja de aço à chama de um bico de gás, a velocidade da reação de oxidação é tão grande que incendeia o material.O mesmo não ocorre ao se levar uma lâmina de aço à chama.Nessas experiências, o fator que determina a diferença das velocidades de reação é:

a) pressão.
 b) o catalisador.
c) a concentração.
d) o estado físico.
e) a superfície de contato.

07)(UFMG) Das proposições abaixo, relacionadas com cinética química, a única falsa é:

a) A velocidade de uma reação pode ser medida pelo consumo dos reagentes na unidade do tempo.
 b) A colisão entre as partículas químicas é necessária para que haja reação.
c) Temperatura e catalisadores são fatores que influenciam na velocidade da reação.
d) A concentração dos reagentes afeta a velocidade da reação.
e) A natureza dos reagentes não exerce influência na velocidade da reação.
08)(FUVEST-SP) O que você faria para aumentar a velocidade de dissolução de um comprimido efervescente em água?
I) Usaria água gelada.
 II) Usaria água a temperatura ambiente.
 III) Dissolveria o comprimido inteiro.
IV) Dissolveria o comprimido em 4 partes.
Assinale das alternativas abaixo a que responde corretamente à questão.

 a) I e IV.
b) I e III.
c) III.
d) II e III.
e) II e IV.

09) (MACK-SP) Observa-se que a velocidade de reação é maior quando um comprimido efervescente, usado no combate à azia, é colocado:

a) inteiro, em água que está à temperatura de 6°C.
b) pulverizado, em água que está à temperatura de 45°C.
 c) inteiro, em água que está à temperatura de 45°C.
d) pulverizado, em água que está à temperatura de 6°C.
e) inteiro, em água que está à temperatura de 25°C.

10)(MACK-SP) A sabedoria popular indica que, para acender uma lareira, devemos utilizar inicialmente lascas de lenha e só depois colocarmos toras. Em condições reacionais idênticas e utilizando massas iguais de madeira em lascas e toras, verifica-se que madeira em lascas queima com mais velocidade. O fator determinante, para essa maior velocidade da reação, é o aumento da:

 a) pressão.
 b) temperatura.
 c) concentração.
 d) superfície de contato.
 e) energia de ativação.

11)(UFRGS)Sobre catalisadores, são feitas as quatro afirmações seguintes:

 I. São substâncias que aumentam a velocidade de uma reação.
II. Reduzem a energia de ativação da reação.
III. As reações nas quais atuam não ocorreriam nas suas ausências.
IV. Enzimas são catalisadores biológicos.
Dentre essas afirmações, estão corretas apenas:
 a) I e II.
 b) II e III.
 c) I, II e IV.
 d) I, II e III
. e) II, III e IV.

Segue-se o texto: Deterioração de um alimento. A deterioração de um alimento é resultado de transformações químicas que decorrem, na maioria dos casos, da interação do alimento com microrganismo ou, ainda,da interação com oxigênio do ar, como é o caso da rancificação de gorduras.Para conservar por mais tempo um elemento deve-se,portanto,procurar impedir ou retardar ao máximo a ocorrência dessas transformações.Os processos comumente utilizados para conservar alimentos levam em conta os seguintes fatores:
I- microrganismos dependem da água líquida para sua sobrevivência;
II- microrganismos necessitam de temperatura adequadas para crescerem e se multiplicarem; a multiplicação de microrganismos, em geral, é mais rápida entre 25ºC e 45ºC , aproximadamente.
III- transformações químicas têm maior rapidez quanto menor for a temperatura e a superfície de contato das substâncias que interagem;
IV – há substâncias que, acrescentadas ao alimento, dificultam a sobrevivência ou multiplicação de microrganismos;
 V- no ar há microrganismo que, encontrando alimento, água e temperatura adequada,não crescem e nem se multiplicam.

12) (FUVEST-SP) Em uma embalagem de leite*longa vida *,lê-se:*Após aberto é preciso guardá-lo em geladeira.* Caso uma pessoa não siga tal instrução, principalmente no verão tropica, o leite deteriora rapidamente ,devido a razões relacionadas com qual alternativa abaixo:
 a) os fatores II,III e V,apenas
. b) o fator I ,apenas .
c) o fator II,apenas
d) os fatores I,II e III , apenas.
 e) todos os fatores relacionados ( I ,II , III, IV e V).

Segue-se o texto: Reciclagem de lixo doméstico e indútrial. Projetos de reciclagem do lixo doméstico e industrial geram lucro de bilhões de dólares, criam emprego e reduzem a contaminação do ambiente. Uma das reciclagens mais rentáveis é a das latas de refrigerantes e cervejas feitas de alumínio, devido, principalmente, à economia de energia que a reciclagem proporciona em relação ao processo de obtenção do alumínio do mineral bauxita, Al2O3 .x H2O. Nesse processo, a primeira etapa consiste na separação das impurezas através da reação altamente exotérmica representada pela equação: Al2O3(s)+2OH-1(aq)+3H2O(aq) -> 2Al(OH)4-1(aq) 13)(FUVEST-SP) Em relação a esse processo, assinale a alternativa correta:
 a) A velocidade da reação será menor utilizando-se partículas finamente divididas de Al2O3 (s) , em vez de partículas maiores,em raspas.
b) Supondo que a reação ocorra em uma única etapa ,o aumento da concentração do íon hidroxila (OH-1) diminuirá a velocidade da reação.
c) A diminuição de temperatura, aumentará a velocidade da reação.
d) A presença de um catalisador aumenta a energia de ativação da reação.
e) O aumento da pressão mantém inalterada a velocidade da reação



Vinicius Senna e Mateus Alexandrino



   
Cinética Química conceitos básicos 


Bom pessoal uma aula com conceitos básicos de cinética química muito instrutiva bons estudos!!!






Vinicius Senna e Mateus Alexandrino




QUESTIONÁRIO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO 1º ANO 


1º Qual a estrutura da tabela periódica atual?
_________________________________________________________________________________
2º Qual o nome  das famílias 1,2,13,14,15,16,17 e 18?
_________________________________________________________________________________
3º Faça a distribuição eletrônica dos seguintes elementos:
a) Al
b) O
c) Fe
4º Identifique se os elementos são metais,ametais ou gás nobre:
Lítio : _________________________
Cobre:_________________________
Neônio :_______________________
Iodo :__________________________

5º Caracterize  o Hidrogênio :
_________________________________________________________________________________
6°Quais são os elementos das famílias:
a) Metais alcalinos:_________________________________

b) Halogênio:______________________________________ 

c) Gases Nobres: __________________________________

d) Metais Alcalinos terrosos :__________________________


7°Como podem ser representados os elementos químicos ?
_________________________________________________________________________________


8º Como podem ser classificados os elementos químicos, de acordo com a tabela periódica?
_________________________________________________________________________________

9º Quem são os elementos representativos? E como eles são distribuídos?
_________________________________________________________________________________
10º Defina, metais ,não metais ,gases nobres ,lantanídeos e actinídeos : 
_________________________________________________________________________________


ELABORADA PELAS BOLSISTAS AMÁBILLI E MYLENA.



Tabela periódica 

O desenvolvimento da Tabela periódica foi muito antes de saber da existência de elétrons nos átomos. A tabela que conhecemos hoje se deve ao químico Dmitri Mendeleiv(1869), onde estudou as propriedades química e físicas dos elementos. Dificilmente podemos definir a quantidade de elementos químicos que existem, pois os elementos sintetizados pelo homem aumenta constantemente.
Os elementos da tabela periódica estão dispostos em ordem crescente de número atômico (Z). Os períodos estão organizados de acordo com as camadas de valência Com sete períodos ou sete linhas horizontais, dezoito grupos ou colonas. As propriedades químicas foram associadas a quantidade e a distribuição dos elétrons dos átomos.


Os elementos químicos podem ser classificados na tabela periódica como:
Hidrogênio 
Metal
Não Metal 
Gás nobre 
Os elementos representativos são aqueles que apresentam o elétron mias energético em um subnível    S ou P. De acordo com a nova recomendação da Iupac, os elementos representativos ocupam os grupos 1.2,13,14,15,16,17 e 18.
 Quando falamos em destruição eletrônica podemos ter o seguinte quadro:





Elaborada por Amábilli Leite 




Por Quelli Larissa.



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