O uso de
atividades experimentais consiste numa prática docente que
mostra a relação entre teoria e resultados experimentais, o que a torna
muito produtiva, já que fornece aos alunos modelos de observação,
raciocínio e interpretação. Através dessa estratégia de ensino é
possível ao aluno formar seu próprio critério científico, onde este fará
uso de seus conhecimentos teóricos e intuição para chegar a uma
compreensão das experiências, ou seja, reforçar a aprendizagem por isso
desenvolvemos atividades praticas de acordo o assunto abordado pela
professora Maristela no 2º M 2 para que obtenhamos um resultado
satisfatório:
Segue relação de experimento e aplicação:
Relação ente a quantidade de soluto e solvente das soluções:
Soluções liquidas que contem solutos sólidos são denominadas de dissolução. essas soluções são muito comuns em nosso dia a dia, podemos encontrá-las em nosso café da manha, por exemplo, quando misturamos achocolatada(sólido) ao leite(solução liquida).
A dissolução ocorre porque as moléculas dos solventes envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. alguns fatores influem no processo de dissolução:
Como demonstrar na pratica, a dissolução? vamos acompanhar o procedimento seguinte:
Açúcar cristal
Açúcar refinado
Água
2 béquer
Sal de cozinha (NaCl)
Experimento 1: Coloque água nos 2 béquer e adicione 2 colheres de açúcar cristal em um dos béquer, e 2 colheres de açúcar refinado no outro béquer agite as misturas e observe: em qual a dissolução acontece mais rápido.
Experimento 2: ferver um béquer de água e reserve um béquer e no outro béquer coloque água previamente resfriada. dissolva 2 colheres de NaCl em ambos os béquer, e verifique: em qual a dissolução e mais rápida?
Observa-se que quanto mais elevada estiver a temperatura de um liquido mais rápida sera a dissolução, sendo assim, no béquer com água quente o soluto se dissolve com maior velocidade do que no recipiente com água fria.
Por: Anjos Vanuza, Paim Alberto.
Relação ente a quantidade de soluto e solvente das soluções:
Soluções liquidas que contem solutos sólidos são denominadas de dissolução. essas soluções são muito comuns em nosso dia a dia, podemos encontrá-las em nosso café da manha, por exemplo, quando misturamos achocolatada(sólido) ao leite(solução liquida).
A dissolução ocorre porque as moléculas dos solventes envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. alguns fatores influem no processo de dissolução:
Como demonstrar na pratica, a dissolução? vamos acompanhar o procedimento seguinte:
- Materiais:
Açúcar cristal
Açúcar refinado
Água
2 béquer
Sal de cozinha (NaCl)
- Procedimento:
Experimento 1: Coloque água nos 2 béquer e adicione 2 colheres de açúcar cristal em um dos béquer, e 2 colheres de açúcar refinado no outro béquer agite as misturas e observe: em qual a dissolução acontece mais rápido.
Experimento 2: ferver um béquer de água e reserve um béquer e no outro béquer coloque água previamente resfriada. dissolva 2 colheres de NaCl em ambos os béquer, e verifique: em qual a dissolução e mais rápida?
- Resultado:
Observa-se que quanto mais elevada estiver a temperatura de um liquido mais rápida sera a dissolução, sendo assim, no béquer com água quente o soluto se dissolve com maior velocidade do que no recipiente com água fria.
Por: Anjos Vanuza, Paim Alberto.
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