O uso de
atividades experimentais consiste numa prática docente que
mostra a relação entre teoria e resultados experimentais, o que a torna
muito produtiva, já que fornece aos alunos modelos de observação,
raciocínio e interpretação. Através dessa estratégia de ensino é
possível ao aluno formar seu próprio critério científico, onde este fará
uso de seus conhecimentos teóricos e intuição para chegar a uma
compreensão das experiências, ou seja, reforçar a aprendizagem por isso
desenvolvemos atividades praticas de acordo o assunto abordado pela
professora Maristela no 2º M 2 para que obtenhamos um resultado
satisfatório:
Segue relação de experimento e aplicação:
Solubilidade
A
água é muitas vezes chamada de “solvente universal” porque ela
consegue dissolver uma quantidade muito grande de solutos. No
entanto, a
solubilidade dos materiais em água não ocorre da mesma forma.
Veja algumas possibilidades:
- Infinitamente solúveis: O álcool é um exemplo de material que se dissolve na água independente da quantidade adicionada;
- Solúveis: O sal se dissolve na água, mas para cada temperatura ele possui um coeficiente de solubilidade, isto é, uma quantidade máxima de sal que será dissolvida em determinada quantidade de água, chegando ao ponto de saturação. Qualquer quantidade de sal acima desse coeficiente que for adicionada à água, mesmo sob agitação, irá se depositar no fundo do recipiente, sendo chamada de precipitado, corpo de fundo ou corpo de chão;
- Pouco solúveis: São aqueles materiais que se dissolvem em pequena quantidade na água, sendo que a maioria forma um precipitado, como é o caso do café em pó;
- Insolúvel: O ferro não se dissolve em água em nenhuma proporção.
Além
disso, a água não é o único solvente que existe. Todo material
que dissolve outra substância é um solvente. Além disso, uma
mesma substância possui diferentes solubilidades em diferentes
solventes. Enquanto
o sal é solúvel na água, ele é praticamente insolúvel na acetona
ou no acetato de etila (solvente usado para remover esmaltes). Outro
exemplo é que o álcool é solúvel tanto na água quanto na
gasolina, mas a água e a gasolina não se misturam.
Para mostrar aos alunos como alguns
materiais se comportam quando colocados na água e em outros
solventes líquidos, faça o experimento a seguir:
- Se a escola não possuir, peça que os alunos (em grupos para facilitar) tragam os seguintes materiais:
- Talco;
- Isopor;
- Sal;
- Açúcar refinado;
- Enxofre (encontrado em farmácias de manipulação);
- Sulfato de cobre penta-hidratado – CuSO4 . H2O (encontrado em lojas de produtos para piscinas);
- Acetona ou acetato de etila (solvente usado para remover esmaltes);
- Colher pequena (pode também ser usada a tampa de uma caneta ou uma espátula pequena).
Já você, professor, deve
providenciar tubos de ensaio suficientes para cada grupo e um suporte
para se colocar os tubos.
Procedimento
Experimental:
- Colocar cerca de 5 mL de água em sete tubos de ensaio;
- Adicionar com a tampa da caneta (espátula ou colher) uma pequena quantidade de cada um dos materiais que os alunos trouxeram em cada tubo de ensaio com água, com exceção do solvente de esmaltes;
- Anotar a solubilidade de cada substância, isto é, se o material dissolveu, deve-se anotar solúvel; se não dissolveu, registre: pouco solúvel ou insolúvel, dependendo do resultado observado;
- Repita o processo, mas em vez de adicionar os materiais na água, agora os adicione em 5 mL do solvente de esmaltes.
Por: Anjos Vanuza, Paim Alberto
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