O uso de atividades experimentais consiste numa prática docente que
mostra a relação entre teoria e resultados experimentais, o que a torna
muito produtiva, já que fornece aos alunos modelos de observação,
raciocínio e interpretação. Através dessa estratégia de ensino é
possível ao aluno formar seu próprio critério científico, onde este fará
uso de seus conhecimentos teóricos e intuição para chegar a uma
compreensão das experiências, ou seja, reforçar a aprendizagem por isso desenvolvemos atividades praticas de acordo o assunto abordado pela professora Maristela no 2º M 2 para que obtenhamos um resultado satisfatório:
Segue relação de experimento e aplicação:
Temperatura de ebulição de um
liquido
O Ponto
de Ebulição (PE) de uma substância é a temperatura em que ela
passa do estado líquido para o gasoso.
Ocorre, por exemplo, quando fervemos a água.
Podemos observar
que a água não passa toda ao mesmo tempo para o estado de vapor.
Primeiro há a formação de bolhas no fundo do recipiente, porque o
vapor dentro da bolha tem sua pressão menor que a pressão
atmosférica. Somente com um maior ganho de energia cinética, ou
seja, aquecendo mais a água, é que o vapor ficará com a pressão
igual à atmosférica e, por fim, subirá para a superfície,
entrando em ebulição.
Toda substância
pura, ou seja, que é constituída apenas de uma substância,
apresenta o PE fixo. O da água é de 100°C ao nível do mar. Assim,
se estiver ao nível do mar, a temperatura da água não ultrapassará
os 100°C na forma líquida, mas permanecerá constante até que todo
o líquido vire vapor.
Para demonstrar
como isso é verdade, a experiência a seguir pode ser bastante útil.
Observe como é feita.
Objetivos:
Demonstrar como
a temperatura de ebulição da água se mantém constante enquanto
ela se mantém no estado líquido.
Materiais:
- 1 copo feito de papel (pode ser confeccionado manualmente ou pode-se usar uma forma de papel para empadas e bolos, conforme a ilustração);
- Água;
- Vela (se esse experimento for realizado em laboratório, pode-se usar uma lamparina ou o bico de Bunsen);
- Fósforos;
- Fio de cobre rígido (pode-se usar um tripé, se estiver disponível).
Procedimento:
1. Se não tiver
um tripé, faça um suporte parecido para colocar o copo de papel,
usando o fio de cobre rígido;
2. Coloque água no copo, cerca de 1/3 do seu volume;
3. Coloque-o no suporte e acenda a vela embaixo dele.
4. Observe se o copo de papel queima ou não. Além disso, peça para os alunos observarem o aumento da temperatura da água.
2. Coloque água no copo, cerca de 1/3 do seu volume;
3. Coloque-o no suporte e acenda a vela embaixo dele.
4. Observe se o copo de papel queima ou não. Além disso, peça para os alunos observarem o aumento da temperatura da água.
Equipe apresentado o experimento citado acima:
Resultados
e Discussão:
O copo de papel
não queima, pois para tal a temperatura deve atingir cerca de 230
°C. Conforme dito na introdução, a água entra em ebulição em
100°C, assim, todo o calor fornecido pela chama é usado para
romper as interações das moléculas de água e fornecer energia
cinética para que a água entre em ebulição; e não para aumentar
a temperatura. A temperatura fica fixa em 100°C até que toda a água
passe para o estado de vapor. Assim, o papel não queimará.
Por: Anjos Vanuza, Paim Alberto.
Por: Anjos Vanuza, Paim Alberto.
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